PUBLICIDADE

Política

SP: chaveiro é acionado para vereador assumir prefeitura

14 set 2011 - 13h03
(atualizado às 14h04)
Compartilhar

O presidente da Câmara de Vereadores de Jandira (SP), Wesley Teixeira (PSB), assumiu interinamente a prefeitura do município na manhã desta quarta-feira, um dia após a decisão dos vereadores de afastar a prefeita Anabel Sabatine (PSDB). Ao chegar ao gabinete da prefeita, por volta das 10h30, Teixeira encontrou a porta trancada, e as chaves não se encontravam no prédio da prefeitura. Dessa forma, o vereador teve que chamar um chaveiro para abrir a porta e, só então, despachar do gabinete.

Anabel assumiu o cargo em dezembro de 2010, após o assassinato do então prefeito, Braz Paschoalin. Na última terça-feira, os vereadores de Jandira decidiram, por 6 votos contra 4, afastar Anabel do cargo por 90 dias, prazo no qual a Câmara irá investigar denúncias de irregularidades na prefeitura. Entre as irregularidades está a suposta contratação de um passeio para alunos de escolas sem concorrência pública. A prefeita também teria contratado parentes e servidores que ocupam cargos de confiança e desviado verbas da Saúde e Educação para cobrir a folha de pagamento.

Em agosto, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou a investigação da suposta participação de Anabel na morte do ex-prefeito Walderi Braz Paschoalin (PSDB), assassinado em 10 de dezembro de 2010. Como mandantes do crime, foram denunciados o ex-secretário de Governo Sergio Paraizo e o ex-secretário de Habitação Wanderley Lemes de Aquino.

Segundo a acusação, havia vários esquemas de corrupção na prefeitura de Jandira envolvendo desvios de dinheiro público, licitações fraudulentas, superfaturamento e nomeação de funcionários fantasmas. Os denunciados teriam tramado o assassinato do prefeito para assumir o controle das supostas atividades criminosas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade