PUBLICIDADE

Nova Friburgo deve ter alerta contra chuvas até novembro

9 set 2011 - 18h42
Compartilhar

A 1ª Vara Cível de Nova Friburgo (RJ) determinou, na quinta-feira, a implementação de medidas para evitar novas tragédias referentes à chuva na região. O Estado deverá instalar, até 30 de novembro, sistema de alerta contra chuvas fortes e sirenes para atender as áreas identificadas com população superior a 50 habitantes.

Franco da Rocha/SP - Crianças acompanham o salvamento de um cachorro em meio a enchente na Grande São Paulo
Franco da Rocha/SP - Crianças acompanham o salvamento de um cachorro em meio a enchente na Grande São Paulo
Foto: Maurício Lima / AFP

A ação ocorreu porque o Ministério Público do Estado (MPE) considerou que as obras de contenção de encostas feitas até o momento não eram suficientes. Segundo a Justiça, nas demais áreas, deverá ser adotado outro método de alerta (carro de som, alerta por torpedo e celulares para líderes comunitários). Ao município, caberá operacionalizar o sistema, garantindo o funcionamento ininterrupto e acionar o alerta sempre que necessário.

Estado e prefeitura deverão providenciar, até 30 de outubro, outras medidas preventivas para informar a população sobre chuvas e locais seguros. Possíveis abrigos devem ser escolhidos pela prefeitura em até 20 dias. Em caso de descumprimento, foi fixada multa de R$ 5 mil por dia. Foi determinada, ainda, a contratação de profissionais para a realização de vistorias pendentes, compra de equipamentos e a conclusão do laudo promovendo demolições em até 60 dias.

Tragédia na região serrana

As fortes chuvas que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro nos dias 11 e 12 de janeiro de 2011 provocaram enchentes, deslizamentos de terra e mataram oficialmente 905 pessoas. Mais de 300 foram consideradas desaparecidas. As cidades mais atingidas pelos temporais foram Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), chuvas com tal intensidade - algumas estações registraram quase 300 mm de precipitação em 24 horas - têm probabilidade de acontecer apenas a cada 350 anos.

Veja a Praça do Suspiro, em Nova Friburgo, antes e depois da chuva

Veja onde foram registradas as mortes

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade