PUBLICIDADE

Polícia

Rio: guarda que feriu homem em confronto com camelôs é afastado

4 set 2011 - 10h03
(atualizado às 16h12)
Compartilhar
Roberta Pirro

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro afastou das ruas um dos agentes que agrediram violentamente um pedestre durante confronto com camelôs na sexta-feira à tarde, no centro da cidade. Ele vai responder a sindicância e pode ser expulso da corporação. O agente afastado, cujo nome não foi revelado, faz parte da elite da corporação, o Grupamento de Operações Especiais (GOE). Ele foi flagrado desferindo golpe de cassetete que deixou o homem ensanguentado. Seus colegas se recusaram a socorrer o ferido, que levou 7 pontos na cabeça.

"Esses agentes vão responder disciplinarmente e, constatando que realmente houve omissão de socorro, a gente vai entregar o inquérito na delegacia. Se o guarda agiu de uma forma agressiva e truculenta, ele vai responder pelo ato criminalmente e pode até ser exonerado", afirmou o coronel Lima Castro, inspetor-geral da Guarda Municipal. Castro informou que se reunirá com psicólogos e pedagogos no domingo para rever o treinamento dos guardas. "Vi as imagens (gravadas por cinegrafistas amadores e pela reportagem de O Dia) do jornal e ficou claro que o guarda se excedeu. Traçamos mudanças no treinamento. Técnica de como atuar em casos de conflitos, eles têm. Mas tem que controlar o emocional", completou.

Durante a ação, que durou cerca de uma hora nas imediações das ruas Uruguaiana e Sete de Setembro, dois guardas agrediram um rapaz que reclamava da truculência da ação. "Falei para filmá-los, que eles estavam batendo. Então veio um por trás de mim e deu uma paulada na minha cabeça. As pessoas falaram: 'ajuda ele', e o guarda falou: 'na minha viatura, não. Chama uma ambulância'", contou o agredido. O vídeo mostra que um guarda o enxota aos gritos de "some daqui, some daqui".

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade