PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

vc repórter: caminhada fotográfica reúne 130 em Campinas

29 ago 2011 - 20h02
(atualizado às 20h13)
Compartilhar

Um grupo de fotógrafos, que participou da 11ª edição da Caminhada Fotográfica Hércules Florence, registrou a região central da cidade de Campinas, no interior de São Paulo neste domingo. Mais de 130 pessoas participaram da caminhada, que existe desde 1999.

A caminhada tem por objetivo homenagear e divulgar informações do inventor da fotografia
A caminhada tem por objetivo homenagear e divulgar informações do inventor da fotografia
Foto: Heleno Clemente / vc repórter

De acordo com Roberto Mercury, idealizador e organizador do evento, a caminhada tem por objetivo homenagear e divulgar informações do inventor da fotografia, Hércules Florence, além de registrar as mudanças que ocorrem ano após ano na cidade, pelo ponto de vista de vários fotógrafos.

"A ideia surgiu de uma necessidade minha de divulgar informações sobre o inventor da fotografia e de fotografar a cidade. Às vezes as pessoas não têm ânimo ou coragem para sair e fotografar sozinha, então reunimos todas elas", explica Mercury.

As fotos serão expostas virtualmente e no Festival Hércules Florence, prevista para outubro. A ideia é montar um livro no 15º ano do evento mostrando as mudanças na cidade e a visão de vários fotógrafos sobre arquitetura, pessoas, animais, comércio, entre outros.

Hércules Florence nasceu em 1804, na França e chegou ao Brasil em 1824. Em Campinas, ele intuiu a possibilidade de fixar imagens em câmara escura, utilizando um elemento que mudasse de cor com a ação da luz. Com a ajuda do boticário Joaquim Correia de Mello, o processo foi batizado de "photographie", cinco anos antes Herschel, a quem historicamente se atribui a introdução do termo, de acordo com uma publicação da Unicamp.


CidadeA caminhada também serviu para que as pessoas prestassem mais atenção aos problemas do município. Um dos participantes, por exemplo, relatou sobre a situação das praças públicas e prédios históricos durante a caminhada. Vários monumentos, como o busto de Rui Barbosa, na praça Carlos Gomes e o prédio do Museu da Cidade, estão pichados. Além do busto de Hercules Florence, na praça São Benedito, que teve sua placa roubada. O fotógrafo também reclamou do lixo espalhado pela cidade.

De acordo com a prefeitura, a limpeza dos monumentos é feita regularmente e os serviços de conservação e manutenção são realizados conforme a necessidade e a verba disponível. O órgão também ressaltou que a guarda municipal trabalha em serviço de ronda por toda o município a fim de proteger o bem público, mas a conscientização da população é o ponto mais importante nesse trabalho.

O internauta Heleno Clemente, de Campinas (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade