PUBLICIDADE

vc repórter: 'trapamédicos' antecipam Dia do Voluntário em SC

27 ago 2011 - 16h07
(atualizado às 16h49)
Compartilhar

Quem compareceu na manhã deste sábado no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), em Blumenau, para realizar exames, passar por consulta médica e doar ou receber sangue, foi surpreendido com a ação dos Trapamédicos, um grupo de voluntários que atuam como palhaços em hospitais do município desde 2006.

Trapamédicos divertiram pacientes no Hemosc de Blumenau neste sábado
Trapamédicos divertiram pacientes no Hemosc de Blumenau neste sábado
Foto: Jaime Batista da Silva / vc repórter

O grupo antecipou a comemoração ao Dia do Voluntário, celebrado neste domingo, 28 de agosto. A ação começou por volta das 10h30 e, além de animar o público, os integrantes do grupo ajudaram a fortalecer a campanha de cadastro de doação de medula óssea, se cadastrando como possíveis doadores.

"Esse tipo de ação é muito importante para nós, porque acaba motivando as pessoas a realizarem o cadastro. Elas geralmente não o fazem por falta de conhecimento", afirma Crislaine Ebel, assistente de captação de doadores do Hemosc.

Qualquer pessoa, com idade entre 18 e 55 anos, com boa saúde pode ser doador de medula óssea. Para isso, é feito um cadastro e é retirada uma pequena quantidade de sangue - 5 ml - para identificação da característica genética. Os dados ficam disponíveis em um banco nacional e, caso haja compatibilidade com algum paciente, o possível doador é contatado para a realização de novos exames.

Os Trapamédicos, cidadãos comuns que trajam jalecos, nariz de palhaço e maquiagem colorida, realizam ações com frequência nos hospitais Santa Isabel, Santa Catarina e Santo Antônio. O objetivo do grupo é levar alegria aos pacientes e seus acompanhantes pelas unidades de saúde em que passam.

Uma das ações de destaque do grupo é um baile promovido com o auxílio de um músico, também voluntário, na área de hemodiálise Renal Vida e Radioterapia do Hospital Santa Isabel.

O internauta Jaime Batista da Silva, de Blumenau (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade