PUBLICIDADE

RJ: nevoeiro gera 'efeito dominó' e afeta 228 voos no Santos Dumont

8 ago 2011 - 08h09
(atualizado às 17h29)
Compartilhar

O forte nevoeiro que fechou o Aeroporto Santos Dumont até as 10h41 ainda provoca transtornos para passageiros. Por volta das 17h, a Infraero calculava atrasos e cancelamentos em 228 voos, sendo 99 de chegada e outros 129 de partida. O número leva em consideração voos programados que já tinham alterações de horário confirmadas.

Segundo a Infraero, apesar de desde meio dia as operações já estarem totalmente normalizadas, sem auxílio de aparelhos, a neblina provoca um efeito dominó. Dezenas de voos atrasaram durante a madrugada e manhã, o que afeta as saídas e chegadas de aeronaves ao longo da tarde.

Entre os voos de chegada, já há confirmação de 37 cancelamentos e 62 atrasos. Nas operações de partida, foram registrados 42 suspensões de voos e 87 alterações de horário. Os pousos e decolagens foram suspensos a partir das 6h20. Às 10h41, o terminal passou a operar por instrumentos.

O aeroporto internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão) também foi afetado pelas condições atmosféricas desfavoráveis. Nove voos internacionais e 23 domésticos tiveram que ser direcionados para outros aeroportos no início da manhã, e alguns estavam voltando somente por volta de meio-dia.

Os pousos foram suspensos às 5h desta segunda-feira e só foram permitidos novamente às 8h59, segundo a Infraero. Segundo a empresa, os atrasos nas decolagens não foram provocados pelo nevoeiro, já que as saídas do aeroporto estavam autorizadas.

Alguns pontos da cidade também sofreram com o nevoeiro na manhã desta segunda-feira. Segundo a Climatempo, a temperatura mínima é de 15°C, com máxima de 33°C. Não haverá formação de nevoeiro entre terça-feira e quinta-feira, com o fenômeno voltando a ocorrer na próxima sexta-feira, 12.

Terra

Colaborou com esta notícia o internauta José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Até a situação se normalizar, quase cinco horas depois, 19 pousos e 15 decolagens foram cancelados
Até a situação se normalizar, quase cinco horas depois, 19 pousos e 15 decolagens foram cancelados
Foto: Adriano Ishibashi / Futura Press
vc repórter
Compartilhar
Publicidade