PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Setenta casais se inscrevem em divórcio coletivo no MT

6 ago 2011 - 22h09
(atualizado às 22h35)
Compartilhar

Setenta casais de baixa renda se inscreveram, neste sábado, em um programa de divórcio coletivo promovido pela Justiça gratuita na cidade de Araputanga, Estado de Mato Grosso. A iniciativa é voltada para famílias com renda inferior a R$ 1 mil.

O projeto é destinado a casais da cidade e que querem a separação de mútuo acordo. O juiz responsável pelo programa, Jorge Alexandre Martins Ferreira, explicou que na região havia muitos casos de casais separados há muito tempo, mas sem recursos financeiros ou conhecimento jurídico para oficializar o divórcio.

"A ideia é ajudar a regularizar a situação da pessoa, pois verifiquei que em muitos casos o casal enfrenta dificuldades para se divorciar oficialmente. Desta forma a pessoa fica livre para novas bodas", destacou o jurista.

Ferreira explicou que o programa de divórcio coletivo só é possível após a emenda constitucional aprovada no ano passado que flexibiliza os trâmites de separação e diminui os prazos. "O cidadão pode se casar um dia e se separar no dia seguinte. Antes dessa emenda, era necessário o lapso de tempo de um ano após a separação judicial ou dois anos separados de fato para comparecer ao divórcio direto", acrescentou o juiz.

EFE   
Compartilhar
Publicidade