PUBLICIDADE

Com sensação térmica de -17°C, região Sul registra neve

2 ago 2011 - 10h21
(atualizado em 3/8/2011 às 09h46)
Compartilhar

A umidade associada a um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul propiciou a ocorrência de neve nos Estados da Região Sul na manhã desta terça-feira. Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia do Estado (Ciram), pelo menos cinco cidades catarinenses, uma gaúcha e uma paranaense registraram queda de flocos de neve. Com os fortes ventos, a sensação térmica em Caxias do Sul (RS) chegou a -17°C.

No morro da Igreja, em Urubici (SC), neve veio acompanhado de forte vento
No morro da Igreja, em Urubici (SC), neve veio acompanhado de forte vento
Foto: Joacir José da Rosa/Agência Freelancer / Especial para Terra

Saiba como se mede a sensação térmica

Em São Joaquim, onde os termômetros marcavam 2,2°C, com sensação térmica de -6,9°C, nevava "consistentemente" por volta das 10h, segundo o Ciram. Em Lages - que não registrava neve desde 2002 - também houve queda de flocos por volta das 9h. As cidades de Urubici, Água Doce e Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina; Campos de Palmas, no Paraná; e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, também foram atingidas pelo fenômeno.

Em Chapecó (SC), de acordo com a Climatempo, o aeroporto local registrava 4ºC às 9h. Mas com as rajadas de até 46 km/h, a sensação térmica chegou aos -11ºC. Segundo o Ciram, a sensação térmica no início desta segunda-feira chegou a -9°C em Urubici, 0°C em Campos Novos, 1°C em Novo Horizonte e 8°C em Florianópolis.

Segundo a Climatempo, o ciclone provoca fortes rajadas de vento sobre todos os Estados do Sul do Brasil, fazendo despencar a sensação térmica. Em Canoas, na Grande Porto Alegre (RS), a base aérea registrou constantes rajadas de vento entre 25 km/h e 50 km/h ao amanhecer. Às 8h, a temperatura real na base era de 11°C, mas a sensação térmica chegava a -1°C.

Em Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, a sensação térmica às 9h na região do aeroporto local chegou aos -5°C, durante rajadas de vento de 59 km/h. A temperatura real do ar era de 9°C.

Em Curitiba (PR), depois da chuvarada de ontem que causou alagamentos pela cidade, esfriou muito nesta terça-feira e as fortes rajadas de vento ciclônicas também aumentavam a sensação de frio na manhã de hoje.

Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, as condições para a ocorrência de neve devem se manter até a tarde desta terça-feira em toda a região Sul do Brasil.

O vento continua forte hoje por todo o Sul do País. De forma geral, as rajadas mais intensas podem variar entre 70 km/h e 90 km/h em todos os Estados. Porém, a velocidade do vento pode superar os 100 km/h em regiões montanhosas, como já ocorreu em Urubici, no alto da serra catarinense. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), rajadas de até 107 km/h foram observadas entre 5h e 6h de hoje.

Terra

Colaborou com esta notícia o internauta Clovis Padoan Filho, de Pato Branco (PR), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade