PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Após acidente que matou 16, Noar suspende voos a pedido da Anac

17 jul 2011 - 14h17
(atualizado às 17h21)
Compartilhar

A Noar Linhas Aéreas informou neste domingo que suspenderá temporariamente suas operações por orientação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A decisão ocorre após a morte de 16 pessoas em um acidente com uma das aeronaves da empresa no Grande Recife. Além de informar sobre a suspensão, a Noar relatou, em nota oficial, o sumiço de um documento auxiliar de registro de aeronavegabilidade do avião.

Veja detalhes da tragédia aérea que matou 16 em PE

A Anac afirma que suspendeu os voos devido a uma denúncia da TV Globo de que a emissora recebeu relatos escritos de pilotos de problemas técnicos sofridos durante voos da empresa. Os relatos, afirma a agência reguladora, deveriam constar nos diários de bordo. A Anac afirma que espera receber o documento da TV para analisar se realmente ouve prática irregular da Noar.

A assessoria de imprensa da empresa afirmou que, como a frota da Noar contava com apenas duas aeronaves, o segundo avião, que é idêntico ao da tragédia, será poupado para análises da Anac. A empresa disse que o documento que sumiu foi furtado da empresa "nos dias subsequentes ao acidente" e que utiliza esse tipo de registro auxiliar para "apresentar impressões e percepções das tripulações acerca do funcionamento das aeronaves".

A empresa garante que o caso foi registrado na polícia e "que o incidente não trouxe prejuízos à companhia e à investigação relativa ao acidente do voo 4896", porque "dispõe de outras fontes dos registros". A Noar afirmou ainda que reforçou sua rotina de segurança e restringiu absolutamente o acesso a todos os documentos da empresa, limitando-o às autoridades competentes.

O voo da Noar Linhas Aéreas faria a linha Recife-Natal-Mossoró (RN) na manhã da última quarta-feira, mas apresentou um problema assim que decolou e, ao iniciar o percurso de retorno à pista do Aeroporto dos Guararapes, no Recife, caiu em um terreno baldio que fica entre prédios com mais de 12 andares. O avião explodiu duas vezes e pegou fogo.

Veja no mapa abaixo o local do acidente

Diretor de assuntos corporativos e comerciais da Noar, Giovanne Faria, disse avião passou por manutenção
Diretor de assuntos corporativos e comerciais da Noar, Giovanne Faria, disse avião passou por manutenção
Foto: Aldo Carneiro / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade