PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

PE: investigação de queda de aeronave pode levar até 2 anos

13 jul 2011 - 14h32
(atualizado às 14h35)
Compartilhar

A investigação das causas do acidente aéreo que matou 16 pessoas no Recife na manhã desta quarta-feira pode demorar até dois anos para ser concluída. A informação é do chefe da divisão de aviação civil do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), tenente-coronel Frederico Alberto Marcondes Felipe. O órgão vai investigar o acidente para emitir recomendações de segurança e ajudar a prevenir novas ocorrências.

"Esse momento inicial de investigação consiste numa grande coleta de dados, que vai abordar informações relativas aos destroços, à aeronave, a seu processo de manutenção, aos gravadores de voo (caixas-pretas), à meteorologia, a informações relativas aos pilotos, a seu treinamento, à empresa operadora, ao tráfego aéreo, a tudo o que for relevante para o acidente", afirmou.

De acordo com o tenente-coronel, duas equipes do Cenipa trabalhavam no local após o acidente para coletar dados. "A ação inicial serve para determinar quais vão ser as linhas de investigação de acordo com as evidências que forem levantadas", disse. Segundo Marcondes, o Cenipa ainda não tem suspeitas do que poderia ter causado o acidente.

Marcondes afirmou que as investigações não têm um prazo pré-definido para ser concluídas. "Às vezes demora um ano, às vezes demora dois anos, depende da complexidade e do andamento dos trabalhos." Ele explicou ainda que, baseada nas conclusões, a Força Aérea Brasileira emitirá recomendações de segurança de voo para prevenir novos acidentes.

Câmera flagra chamas em avião após ele cair no Recife:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade