PUBLICIDADE

São Paulo entra em estado de alerta por causa do frio

4 jul 2011 - 19h34
(atualizado às 20h01)
Compartilhar

A Defesa Civil de São Paulo colocou a cidade em alerta nesta segunda-feira por causa da baixa temperatura, inferior a 10ºC. A partir do decreto, agentes da Assistência Social, Guarda Civil, Saúde e Infraestrutura Urbana são chamados conforme as demandas para encaminhar pessoas em situações de risco para abrigos.

A tarde desta segunda-feira registrou nebulosidade intensa e temperaturas baixas na cidade de São Paulo
A tarde desta segunda-feira registrou nebulosidade intensa e temperaturas baixas na cidade de São Paulo
Foto: Caio Buni / Futura Press

A tarde de hoje registrou nebulosidade intensa e temperaturas baixas na capital. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as temperaturas máximas encontravam-se próximas de 15ºC às 16h, de acordo com as estações meteorológicas automáticas da Consolação, Freguesia do Ó e Tremembé. Foi a tarde mais fria de 2011.

Estavam previstos chuviscos isolados em alguns pontos da capital, devido aos ventos úmidos. Na madrugada de hoje, a estação meteorológica automática de Pirituba registrou temperaturas de 10°C, a mais baixa do dia. No aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, os termômetros apontavam 11°C no final da madrugada.

Conforme o CGE, a previsão é de que a madrugada seja gelada, com mínimas em torno de 8ºC. Na terça-feira, a quantidade de nuvens deve diminuir e o sol aparecer. No entanto, as temperaturas não sobem muito e as máximas permanecem abaixo dos 20ºC em São Paulo. Não há expectativas de chuva.

Normas técnicas e realidade

Por volta de 16h, os termômetros marcavam 11ºC na região do Campo de Marte, zona norte de São Paulo, e 9ºC na região do aeroporto de Congonhas. Tecnicamente, porém, conforme a Climatempo, a temperatura máxima desta segunda-feira será de 15,6ºC. Nas normas, a maior temperatura de um dia é o valor mais alto registrado entre 21h do dia anterior e 21h do dia em questão.

O recorde anterior de menor temperatura máxima na capital paulista era de 15,8ºC, no dia 9 de junho. Segundo a Climatempo, os paulistanos vão sentir o frio intenso pelo menos até o próximo sábado, quando os termômetros devem marcar valores um pouco abaixo dos 10ºC na madrugada e no começo da manhã.

Recordes de frio

Após um amanhecer com registro de mínimas negativas em muitas áreas de Santa Catarina, o frio marcou presença também durante a tarde no Estado. Segundo o Inmet, a máxima não passou de 14,2ºC em Florianópolis, superando a marca anterior de 15ºC do dia 29 de junho.

No dia 28 de junho, o frio levou neve ao Sul do País e fez a Defesa Civil de São Paulo decretar estado de atenção. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a madrugada da última terça-feira, com medição de 6,1ºC no Mirante de Santana, na zona norte, foi a mais fria em São Paulo desde 2003.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade