PUBLICIDADE

Berço político de Itamar Franco, Juiz de Fora decreta luto

2 jul 2011 - 21h37
(atualizado às 23h47)
Compartilhar

O prefeito de Juiz de Fora (MG), Custódio Mattos (PSDB), decretou luto oficial de sete dias pela morte de Itamar Franco, ocorrida na manhã deste sábado. A cidade, localizada a 270 km de Belo Horizonte, é considerada o berço político do ex-presidente da República e senador.

Foi em Juiz de Fora que Itamar Franco cresceu e também onde se formou em Engenharia Civil, em 1954. No ano de 1967, foi eleito prefeito da cidade, sendo reeleito no pleito de 1972. Um ano depois ele deixou o cargo para concorrer, com sucesso, a uma vaga no Senado Federal, dando início sua trajetória na política nacional.

No site da prefeitura, uma homenagem a Itamar Franco destaca a trajetória do homem que "mudou a história de nossa cidade e saiu de Juiz de Fora para mudar o Brasil". Ao agradecer o trabalho de Itamar pela população, o prefeito Custódio Mattos disse que o ex-presidente foi um "exemplo de homem público que trabalhou em defesa do desenvolvimento regional e nacional".

Segundo a assessoria do ex-presidente, o corpo deve ser levado para Juiz de Fora na manhã de domingo, onde será velado na Câmara de Vereadores. Neste sábado, o local era preparado para a cerimônia.

Itamar Franco morreu na manhã deste sábado, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele estava internado desde o dia 21 de maio, para tratamento de leucemia. O estado de saúde de Itamar piorou na sexta-feira, quando ele passou a respirar com a ajuda de aparelhos. Nesta semana, o senador foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital com um quadro de pneumonia.

Confira a nota oficial do prefeito de Juiz de Fora:

"Considerando a extrema admiração e respeito do povo de Juiz de Fora pela trajetória do Ex-Presidente da República do Brasil, Itamar Augusto Cautiero Franco, e em sinal de pesar pelo seu falecimento, o prefeito Custódio Mattos decretou luto oficial no Município, por sete dias, a partir deste sábado, 2. Exemplo de homem público que trabalhou em defesa do desenvolvimento regional e nacional, Itamar dedicou sua vida à causa pública e à promoção social dos mais mais necessitados. Um homem que deixa na história do Brasil a marca de seu exemplo e de suas realizações, hoje e sempre".

Colaborou com esta notícia o internauta Angelo Savastano, de Juiz de Fora (MG), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Terra

Aos 81 anos, Itamar Franco morreu na manhã deste sábado, em São Paulo
Aos 81 anos, Itamar Franco morreu na manhã deste sábado, em São Paulo
Foto: José Cruz / Agência Senado
vc repórter
Compartilhar
Publicidade