PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Cinzas voltam a cancelar voos do Brasil para Argentina e Uruguai

1 jul 2011 - 15h27
(atualizado às 19h02)
Compartilhar

A presença de nuvens de cinzas vulcânicas, oriundas do sul chileno, na atmosfera do Uruguai e da Argentina cancela, desde o meio dia desta sexta-feira, voos no Brasil. No Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, praticamente todas as aeronaves com destino aos dois países foram suspensos. O mesmo ocorre nos voos de chegada. Na Argentina, todas as empresas que operam no terminal internacional de Ezeiza, em Buenos Aires, o principal do país, suspenderam seus voos.

Veja os direitos dos passageiros com os cancelamentos de voos

Veja por que o vulcão paralisa a aviação

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou no início desta tarde que não há previsão de que as cinzas alcancem o Sul do Brasil. Segundo a Infraero, a decisão de cancelar os voos é das companhias aéreas. Foram afetadas operações das empresas Pluna, Aerolineas, TAM, Gol e BQP.

O jornal argentino Clarín destacou que as cinzas voltaram ao espaço aéreo de Buenos Aires "e deixam praticamente todos os voos com atrasos". Com todas os voos interrompidos em Ezeiza e no terminal de Aeroparque, as companhias que atuam no país aguardam novas projeções da meteorologia.

Já o El Pais, do Uruguai, confirma atrasos e cancelamentos no Aeroporto de Carrasco, ainda em operação. O jornal também informou que a seleção uruguaia de futebol foi atingida pelos transtornos. Um voo para Mendoza, na Argentina, onde a equipe vai estrear na Copa América, atrasou mais de uma hora.

Gol confirma cancelamentos
Em nota pública, a empresa aérea Gol confirmou que o novo avanço da nuvem de cinzas vulcânica cancela todos os seus voos programados com origem e destino em Buenos Aires (aeroportos internacionais Ministro Pistarini e Aeroparque Jorge Newbery), e Montevidéu (Carrasco).

A companhia garante já ter começado a procurar os clientes que tiveram a programação alterada, via telefone, SMS e e-mail. A Central de Relacionamento atende nos números 0300-115-2121 (Brasil), 0810-266-3232 (Argentina), 595 21 454-772 (Paraguai) e 5098-2403-8007 (Uruguai). A empresa ainda assegurou que providenciará reacomodações sem cobrança das taxas previstas e, se os clientes preferirem cancelar a viagem, receberão o reembolso no valor integral dos bilhetes.

TAM também garante assistência
A TAM informou que somente nesta sexta, 12 voos em operação na Argentina foram cancelados. A companhia se comprometeu a prestar assistência aos passageiros prejudicados.

Segundo a empresa, os clientes no Brasil podem entrar em contato pelos telefones 4002-5700 (capitais) e 0800-570-5700 (demais localidades) e pelos números 0 810 333 3333 na Argentina, 56 2 6767 900 no Chile, 595 21 659 5000 no Paraguai e 000 4019 0223 no Uruguai.

Nuvens formadas pelas cinzas de vulcão chileno praticamente paralisaram as operações do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre
Nuvens formadas pelas cinzas de vulcão chileno praticamente paralisaram as operações do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre
Foto: Tarlis Schneider/Agência Freelancer / Especial para Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade