PUBLICIDADE

Meteorologia prevê frio intenso, geada e neve no Sul do Brasil

1 jul 2011 - 11h55
(atualizado às 12h10)
Compartilhar

Uma nova massa de ar polar já começou a influenciar o extremo sul do Brasil e provoca queda nas temperaturas. Entre esta sexta-feira e o final de semana a tendência é de ocorrências de geada e neve no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, de acordo com informações da Climatempo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) voltou a registrar geada nesta manhã em áreas do RS próximas ao Uruguai.

Saiba como se mede a sensação térmica

Em Bagé, a 393 km de Porto Alegre, o fenômeno teve intensidade reduzida e a temperatura mínima foi de 0,7ºC. Já em Santa Vitória do Palmar, localizada a 496 km da capital gaúcha, também geou fraco e a mínima foi de 2,1ºC.

Embora sem registros oficiais, as temperaturas observadas no sul gaúcho nesta manhã permitiam a formação da geada também na região de Uruguaina, Santana do Livramento, Canguçu, Quaraí, Dom Pedrito, Santiago e Jaguarão. Em todas os municípios, a temperatura mínima hoje variou entre 0ºC e 4ºC. Em Santana do Livramento, a temperatura baixou até 0,8ºC e em Jaguarão a 1,5ºC.

Fim de semana gelado aumenta chance de neve
Com a permanência do tempo úmido e cada vez mais frio neste fim de semana, as condições meteorológicas voltam a ser favoráveis à ocorrência de neve no Sul do Brasil. Conforme a Climatempo, a chance de nevar no domingo é maior nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

A possibilidade do fenômeno se repetir tem origem na nova massa polar que começou a atingir o extremo sul do Brasil e faz o frio ganhar força sobre o Chile e a Argentina. As condições meteorológicas são favoráveis a registros de temperaturas negativas na madrugada e no começo da manhã de sábado nos países vizinhos. Por conta da posição do centro polar, o frio intenso chegará mais fácil ao centro-sul do Brasil.

A Região Sul do Brasil iniciou esta semana com geada forte e generalizada, que deixaram os campos brancos completamente brancos. A temperatura chegou a quase 9ºC abaixo de zero em Urupema, na parte mais elevada da serra catarinense. Na última terça, grandes áreas de instabilidade espalharam muitas nuvens e chuva sobre a Região e a temperatura subiu rapidamente. A semana termina chuvosa e fria, mas não gelada.

5 de agosto - A geada tomou conta dos campos em Santana do Livramento (RS), região da fronteira com o Uruguai
5 de agosto - A geada tomou conta dos campos em Santana do Livramento (RS), região da fronteira com o Uruguai
Foto: Daniel Badra/Agência Freelancer / Especial para Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade