PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Aulas são suspensas devido ao frio em municípios do RS e SC

27 jun 2011 - 13h50
(atualizado às 14h01)
Compartilhar

Sob frio extremo com temperaturas abaixo de zero e registros de neve, as autoridades dos municípios de São José dos Ausentes (RS) - a 250 km de Porto Alegre - e São Joaquim (SC) - a cerca de 200 km de Florianópolis - decidiram nesta segunda-feira suspender aulas na rede pública de ensino. Na cidade gaúcha, a medida, válida até quarta, foi adotada após alunos e professores terem acionado a prefeitura por não suportarem o frio dentro das salas de aula. Parte das obras públicas em andamento também foi interrompida.

"Mesmo em período de neve, não há a sensação térmica que temos hoje em razão do frio acompanhado do vento", relata o prefeito de São José dos Ausentes, Erivelto Sinval Velho. Segundo ele, as instituições de ensino municipais contam com aquecedores elétricos, mas os aparelhos são insuficientes para atenuar o frio. "Chegamos a ter aulas até às 10h da manhã, mas ninguém aguentou. Não há condições."

Mais de 800 alunos de cinco escolas municipais e duas estaduais foram liberados no município gaúcho. Uma nova avaliação da sensação térmica dentro das salas ocorrerá na quarta. O transporte escolar na cidade também foi paralisado, o que impede aulas na rede estadual.

Ainda não há confirmação sobre quantos estudantes foram afetados em São Joaquim, localizado na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul. Na cidade, que tem a mesma altitude que São José dos Ausentes, a temperatura chegou a marca de -4,3°C, com sensação térmica próxima a -27ºC.

 27 de junho -  Em Urupema (SC), o frio causou o efeito chamado "sincelo" em uma das cachoeiras da serra catarinense
27 de junho - Em Urupema (SC), o frio causou o efeito chamado "sincelo" em uma das cachoeiras da serra catarinense
Foto: Marília Oliveira, Prefeitura de Urupema / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade