PUBLICIDADE

FHC, Sarney e Niemeyer entram em lista de octogenários influentes

21 jun 2011 - 16h39
(atualizado às 17h35)
Compartilhar

Ao lado de Bento XVI, Clint Eastwood, Raúl Castro, Eric Hobsbawm e Gabriel García Márquez, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o arquiteto Oscar Niemeyer foram incluídos em uma lista dos octogenários mais influentes no mundo, segundo informações da Agência Senado. FHC completou 80 anos no sábado; Sarney tem 81 anos e Niemeyer, mais de 100. O rol foi elaborado pelo portal argentino Infobae.

O site montou o clube de octogenários influentes a partir de pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o envelhecimento da população que projeta para 2050 um mundo com 400 milhões de idosos - quatro vezes mais que na primeira década deste século. Atualmente, segundo a pesquisa, o crescimento da população na faixa etária dos 80 anos acontece nos países desenvolvidos e nos emergentes, como Brasil. Além de viver mais, essa população vive melhor. E o exemplo são personagens mundialmente conhecidos que seguem ativos em suas profissões, empresas, cargos públicos e artes, com papel de destaque no mundo em que vivemos.

A lista inclui personagens da política, negócios, arte e cultura, como o investidor Warren Buffet, segunda maior fortuna dos Estados Unidos, os escritores Gabriel Garcia-Márquez e Carlos Fuentes, os artistas Clint Eastwood e Charles Aznavour, e Mikhaiel Gorbachev, último presidente da extinta União Soviética.

Com 80 anos recém-completos, FHC entrou na lista dos octogenários mais influentes do mundo
Com 80 anos recém-completos, FHC entrou na lista dos octogenários mais influentes do mundo
Foto: Arquivo / Agência Estado
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade