PUBLICIDADE

vc repórter: grupo se une via Twitter e ocupa Câmara de Natal

15 jun 2011 - 20h48
(atualizado em 16/6/2011 às 12h48)
Compartilhar

Um grupo de aproximadamente 100 estudantes ocupa as dependências da Câmara Municipal de Natal desde o último dia 7, pedindo a saída da prefeita Micarla de Sousa (PV), suspeita de superfaturamento nos alugueis da prefeitura. As manifestações começaram na internet, através das redes sociais.

Cerca de 100 pessoas estudantes estão acampados na Câmara Municipal de Natal. Eles pedem o impeachment da prefeita Micarla de Sousa
Cerca de 100 pessoas estudantes estão acampados na Câmara Municipal de Natal. Eles pedem o impeachment da prefeita Micarla de Sousa
Foto: Sylara Silvério / vc repórter

Em carta aberta ao público, os manifestantes reunidos sob a expressão #ForaMicarla, exigem que o Legislativo municipal investigue os contratos realizados pelo Executivo e, se comprovada a irregularidade, instaurem um processo de impeachment contra a prefeita.

Em nota no site, a Câmara Municipal disse que tem tentado negociar com os estudantes que ocupam a casa há oito dias, mas não há como cumprir todas as exigências dos manifestantes.

De acordo com a nota, os pedidos são: a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) tendo como objeto os contratos do Executivo municipal; que a presidência da comissão seja feita por um vereador da oposição; que a comissão seja formada por cinco membros; e que eles não tenham nenhum contrato, direto ou indireto, com a prefeitura.

Segundo o presidente da Câmara, o vereador Edivan Martins, a casa se comprometeu a cumprir todas as exigências, menos a escolha dos membros da comissão. Esse ponto está impedindo o avanço nas negociações.

"Não posso assumir o compromisso de que a presidência ou a relatoria vai ser ocupada por um vereador da oposição, porque depende dos membros da comissão e isso pode ser construído após a instalação da CEI junto aos partidos políticos", completou Martins.

Na tarde de hoje, o desembargador Caio Alencar intimou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Sesed, Aldair da Rocha, e o comandante da Polícia Militar, Coronel Francisco Araújo, a ficarem sob o comando do Tribunal de Justiça do Estado e cumprir a decisão do Colegiado de Desembargadores para que ocorra a desocupação da câmara por parte dos manifestantes.

Também na tarde de hoje, a hahstag #sosnatal chegou aos trending topics nacional, ressaltando o número de adeptos do movimento.

As internautas Taynara Souza e Sylara Silvério, de Natal (RN), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade