PUBLICIDADE

Polícia

Eleição no DCE da PUC-RS termina em pancadaria e 4 detidos

13 jun 2011 - 23h01
(atualizado às 23h19)
Compartilhar
Mauricio Tonetto

Uma briga envolvendo pelo menos 20 estudantes deixou quatro feridos e quatro detidos na noite desta segunda-feira na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre. Segundo a Polícia Militar, a confusão começou após discussão entre membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e opositores durante uma votação no prédio 15 da instituição. O local chegou a ser isolado por seguranças até a chegada da polícia.

"O pessoal estava votando e houve desentendimento por causa do cadastramento de eleitores. O espaço era pequeno, em decorrência da mudança do local de votação, e isso contribuiu para a briga. Identificamos todos e garantimos que são alunos", afirmou o capitão Fabiano Riegeer. A oposição do DCE alega que não pode inscrever membros para viajar ao Congresso Nacional da UNE (Conune) e que a eleição desta noite seria exatamente para isso. Porém, o diretório central teria omitido o local de votação, o que motivou os protestos.

"O DCE criou chapas fantasmas para os alunos votarem e o local não foi divulgado. Fomos questionar isso e acabamos agredidos", disse Paeni Ribeiro, 23 anos, estudante de Publicidade e Propaganda. O acadêmico de Direito Rafael Alba, 20 anos, disse que o DCE será acionado judicialmente por um grupo de alunos. "Tentamos entrar no prédio com uma câmera para registrar as agressões e fomos impedidos por seguranças da PUC. Já encaminhamos para a reitoria da instituição diversos pedidos para investigar a prestação de contas do DCE, mas ouvimos que o diretório é independente. Por isso, vamos acioná-lo judicialmente", garantiu.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamada à PUC-RS e os agressores prestavam depoimento às 22h30. Membros da reitoria da instituição acompanharam a confusão e devem se manifestar nos próximos dias sobre possíveis punições a alunos. A presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Sofia Cavedon (PT), também estava no local.

Histórico de confusões


Na quinta-feira, dia 9 de junho, um grupo de manifestantes acampou nas dependências da PUC-RS e bloqueou a entrada do prédio. Eles protestaram contra a impugnação de três chapas candidatas a representar a universidade no 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), a ser realizado em julho, em Goiânia (GO).

Eles também reclamaram do preço das mensalidades e de uma suposta falta de transparência da reitoria, já que, segundo o grupo, há dois anos a universidade não apresenta uma prestação de contas. Além disso, eles dizem que o DCE é comandado há duas décadas por um mesmo grupo, que teria vínculos partidários.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade