PUBLICIDADE

Política

Código Florestal e licitações para Copa são prioridades de Ideli

10 jun 2011 - 20h11
(atualizado em 7/5/2012 às 10h40)
Compartilhar

O novo Código Florestal Brasileiro e a medida provisória que flexibiliza a Lei de Licitações para as obras da Copa do Mundo de 2014 e as Olímpiadas de 2016 vão ser tratados como prioridade pela nova ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. No Senado, o desafio de Ideli será melhorar o texto do Código Florestal, aprovado na Câmara à revelia do governo.

 A nova ministra afirmou que não sabe se será 'Idelizinha paz e amor', mas que ouvirá os parlamentares
A nova ministra afirmou que não sabe se será 'Idelizinha paz e amor', mas que ouvirá os parlamentares
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Veja os principais pontos da proposta do Código Florestal

"Já tivemos uma vitória, que foi a decisão de que o mérito será analisado pela Comissão de Meio Ambiente e vamos ter longas conversas com as bancadas. Estamos confiantes que seremos vitoriosos nessa questão", disse a nova ministra, responsável pela articulação política do governo Dilma.

Na Câmara, a prioridade é acordar a votação da Medida Provisória 527, que trata do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), que vai flexibilizar as regras da Lei de Licitações para dar mais agilidade à contratação de obras e serviços para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. "É a tarefa da hora, vou me dedicar a isso já na próxima semana", disse.

Para lidar com a insatisfação da base aliada, principalmente do PMDB, a ministra disse que pretende usar o diálogo e a experiência que acumulou como líder do governo, quando era senadora. "Vou conversar muito, buscar encontrar o consenso, aquilo que é o melhor para o País e para o povo brasileiro. Quero ser 'comadre' de muitas personalidades no Congresso Nacional", afirmou.

No último ato como ministra da Pesca, Ideli assinou, nesta sexta-feira, duas instruções normativas em parceria com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que modificam as regras para permissão de embarcações e acesso aos recursos pesqueiros.

Ideli Salvatti tomará posse na próxima segunda-feira, quando o atual ministro, Luiz Sérgio, também será empossado no comando do Ministério da Pesca e Aquicultura, que estava até hoje sob responsabilidade de Ideli. A troca promovida pela presidente Dilma Rousseff ocorreu apenas três dias depois do pedido de demissão de Antonio Palocci da Casa Civil.

As mudanças encerram uma semana turbulenta, em que o ministro mais forte do governo, Antonio Palocci, pediu demissão da Casa Civil em meio a acusações decorrentes de seu aumento patrimonial. Dilma nomeou a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) para suceder Palocci. Nos próximos dias, a presidente deve reunir as novas ministras Gleisi e Ideli para reorganizar o funcionamento da articulação política e que tarefas caberão a cada uma delas. A nova ministra da Relações Institucionais deve procurar os líderes no Congresso para reabrir os canais de diálogo que ficaram prejudicados depois da saída de Palocci

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade