PUBLICIDADE

Polícia

Servidores administrativos da PF fazem greve contra terceirização

8 jun 2011 - 14h24
Compartilhar

Servidores administrativos terceirizados da Polícia Federal fazem uma paralisação nesta quarta-feira em todo o País, segundo informação do Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da PF (Sinpec-PF). A categoria protesta contra o aumento da terceirização de postos de trabalho no órgão e a demora do governo em reestruturar a categoria administrativa.

De acordo com a assessoria da Polícia Federal em Brasília, muitos servidores administrativos tereceirizados trabalham com emissão de passaportes e protocolo de documentos, e sua paralisação pode afetar o serviço. No entanto, os trabalhadores de alguns Estados não aderiram ao movimento. É o caso de São Paulo, onde a assessoria da PF afirmou que não havia paralisação de funcionários e o serviço de emissão de passaportes funcionava normalmente. A reportagem não localizou os representantes do Sinpec-PF em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília para comentar a adesão ao movimento.

De acordo com o Sinpec-PF, a ação também serve para que os servidores deliberem sobre a realização de nova paralisação durante o mês de julho. A entidade afirma que os profissionais terceirizados são contratados legalmente, mas acabam desviados para postos que, segundo a lei, devem ser exclusivamente preenchidos pelos servidores de carreira.

Ainda conforme os sindicalistas, a Polícia Federal recorre à terceirização para suprir a carência de servidores administrativos, que deixam o órgão em função do baixo salário - em média, quatro vezes menores que o dos policiais. Os trabalhadores pedem a reestruturação da carreira. Segundo a vice-presidente nacional da entidade, Cleuza Menezes, existem hoje 3 mil servidores do quadro em todo o País, superior ao de funcionários.

Servidores administrativos fazem greve nesta 4ª contra o que consideram excesso de terceirização da PF
Servidores administrativos fazem greve nesta 4ª contra o que consideram excesso de terceirização da PF
Foto: PF-MT / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade