PUBLICIDADE

Polícia

MPF denuncia empresário da mídia por lavar de dinheiro em MT

20 mai 2011 - 15h53
(atualizado às 16h37)
Compartilhar

O Ministério Público Federal informou nesta sexta-feira que denunciou à Justiça Federal o superintendente do Grupo Gazeta de Comunicação, em Mato Grosso, João Dorileo Leal por envolvimento com o esquema de lavagem de dinheiro oriundo do jogo do bicho comandando por João Arcanjo Ribeiro. Dorileo já havia sido indiciado pela Polícia Federal.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal, a investigação identificou que Dorileo, responsável legal por um conglomerado de empresas denominado Grupo Gazeta de Comunicação, teria auxiliado a organização criminosa a lavar dinheiro conseguido por atividades ilícitas.

Em um período de 15 dias, em agosto de 2002, ele recebeu um total de R$ 2,5 milhões das empresas Confiança Factoring, One Factoring e Cuiabá Vip Fomento, todas empresas de propriedade de João Arcanjo Ribeiro.

Com intuito de dissimular a procedência ilegal do dinheiro, Dorileo, que teria recebido o montante dividido em vários cheques, segundo a denúncia, fazia o saque na boca do caixa, depositava em contas bancárias pessoais ou do grupo de comunicação em pequenos valores bancários que não chamam a atenção e escaparam às normas administrativas de controle, impostas às instituições financeiras.

Para completar a lavagem do dinheiro, os valores depositados nas contas pessoas, seriam transferidos para as contas do Grupo Gazeta e usados para o pagamento de fornecedores ou de despesas do grupo de comunicação.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade