PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Polícia

Alunos da USP se reúnem com reitoria por mudanças na segurança

19 mai 2011 - 21h23
(atualizado às 21h37)
Compartilhar

Estudantes da Universidade de São Paulo (USP) se reuniram na noite desta quinta-feira com a reitoria da instituição a fim de apresentar reivindicações sobre a segurança do local. Entre os pedidos, estão a melhoria na iluminação e maior eficiência da vigilância da universidade. O encontro, que durou cerca de duas horas, ocorreu após a morte do estudante Felipe Ramos de Paiva, 24 anos, em uma tentativa de assalto no estacionamento da faculdade.

Estudantes protestaram por mais segurança e melhor sistema de iluminação na USP após morte de colega
Estudantes protestaram por mais segurança e melhor sistema de iluminação na USP após morte de colega
Foto: Fernando Borges / Terra

Por meio de sua assessoria, a universidade afirmou que o encontro não teve caráter deliberativo. Durante a reunião, os alunos apresentaram uma carta endereçada ao Reitor João Grandino Rodas, em que informam sobre uma consulta realizada a membros Faculdade de Economia e Administração da USP.

No encontro, que teria reunido 300 alunos, foi apontada a "ineficácia do sistema de denúncias" pela burocracia. "Não raro escutamos relatos de alunos que tiveram muita dificuldade para comunicar atos de violência no campus às instâncias responsáveis", diz o documento. A distribuição de guardas na universidade foi colocada como "falha", já que alguns guardas "se restringem a suas guaritas, esvaziando seu efeito inibidor de delito".

De acordo com a presidente do Centro Acadêmico Visconde de Cairu, que elaborou o documento, Maíra Madrid, a reitoria marcou uma reunião extraordinária para amanhã, que pede o aceleramento do projeto de segurança da USP.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade