PUBLICIDADE

ANJ concederá Prêmio de Liberdade de Imprensa a jornal argentino

17 mai 2011 - 23h03
(atualizado em 18/5/2011 às 00h06)
Compartilhar

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) anunciou nesta terça-feira que irá entregar no próximo dia 27 o Prêmio de Liberdade de Imprensa de 2011 ao jornal argentino Clarín, por conseguir fazer "um jornalismo independente", apesar da censura interna.

"O jornal Clarín foi escolhido por simbolizar os problemas que os meios de comunicação da Argentina têm sofrido para exercer um jornalismo independente, em função de pressões por parte do governo", disse a ANJ em comunicado.

A premiação foi criada com o objetivo de homenagear pessoas, jornais ou instituições que tenham se destacado na promoção ou defesa da liberdade de imprensa.

Nos últimos meses, os dois jornais de maior tiragem da Argentina, Clarín e La Nación, sofreram em várias ocasiões bloqueios em suas gráficas de sindicatos pró-governo, o que afetou a distribuição dos exemplares.

Em uma visita a Buenos Aires no dia 5 de maio, a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) manifestou sua "profunda preocupação" por considerar que existe um "retrocesso constante" da liberdade de imprensa na Argentina pela estratégia de controle da informação que, em sua opinião, é praticada pelo governo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade