Notícias » Brasil » Brasil

 vc repórter: alunos da Unesp paralisam e acampam em campus
12 de maio de 2011 19h52 atualizado às 20h34

Os estudantes reivindicam a instalação de um restaurante universitário não terceirizado no campus Botucatu. Foto: Caroline Oliveira/vc repórter

Os estudantes reivindicam a instalação de um restaurante universitário não terceirizado no campus Botucatu
Foto: Caroline Oliveira/vc repórter

Estudantes do campus Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp) paralisaram suas atividades nesta quinta-feira. Os alunos estão acampados em frente ao prédio da universidade desde a noite de ontem (11). Eles reivindicam a instalação de um restaurante universitário não terceirizado no campus.

Durante a quarta-feira, os estudantes chegaram a ocupar o prédio da administração do campus, mas a universidade entrou com uma ação de manutenção de posse, que, no mesmo dia, foi expedida pelo juiz. Os alunos atenderam a ordem e desocuparam o local pacificamente.

A Unesp se manifestou, através de nota, dizendo que uma reunião entre os quatro diretores da unidade e os alunos estava marcada para a manhã desta quinta-feira, mas a insistência por parte dos estudantes para que a reunião fosse aberta a todos inviabilizou a discussão.

"Os diretores da unidade nunca fizeram qualquer objeção à discussão do tema. O assunto foi pautado em todas as últimas reuniões do grupo administrativo do campus, com a participação de representantes dos alunos", diz a nota.

A universidade propõe duas medidas para atender as reivindicações: a formulação de uma proposta de implantação de um restaurante universitário no campus, que será entregue aos órgãos competentes para análise e discussão, e a abertura de processo de licitação para que uma empresa privada assuma a responsabilidade temporariamente, até que a administração possa ser feita pela Unesp.

Segundo Caroline Oliveira, estudante do segundo ano de Biologia, as conversas com a universidade já duram um ano, mas, até agora, nada foi feito.

Os estudantes farão uma assembléia na manhã desta quinta-feira para decidir o rumo das manifestações.

O internauta Caroline Oliveira, de Botucatu (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
vc repórter