PUBLICIDADE

RJ: fazendas serão desapropriadas para moradias na região serrana

11 mai 2011 - 17h55
(atualizado às 17h57)
Compartilhar

Dois decretos de desapropriação de imóveis em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, foram publicados no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira. A medida é para a construção de unidades habitacionais para os desabrigados pela chuva do dia 12 de janeiro. A previsão dos governos estadual e municipal é que as famílias deverão estar morando em suas novas residências até o final de 2012. Inicialmente, serão construídas 1.823 habitações.

"A catástrofe deixou milhares de desabrigados e desalojados e centenas de residências destruídas no município de Teresópolis. Há premente necessidade de se abrigar tais famílias, com a construção emergencial de unidades habitacionais", afirmou o governador Sérgio Cabral (PMDB). De acordo com o subsecretário de Projetos de Urbanismo Regional e Metropolitano da Secretaria de Estado de Obras, Vicente de Paula Loureiro, será construído o novo bairro Parque Ermitage, próximo à rodovia BR-116, com a instalação de 1.655 unidades habitacionais e 40 unidades comerciais, além de um parque público.

Na área da Fazenda Santa Cruz serão construídas 168 unidades habitacionais e 21 espaços para a instalação de comércio. A prefeitura de Teresópolis já havia declarado de utilidade pública, em 17 de janeiro, a Fazenda Ermitage. Como parte do terreno engloba o Parque dos Três Picos, área de preservação ambiental, o governo estadual assumiu a responsabilidade pela desapropriação. Atualmente, 73 pessoas estão abrigadas em duas igrejas e um ginásio da cidade.

Tragédia na região serrana

As fortes chuvas que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro nos dias 11 e 12 de janeiro de 2011 provocaram enchentes, deslizamentos de terra e mataram oficialmente 905 pessoas. Mais de 300 foram consideradas desaparecidas. As cidades mais atingidas pelos temporais foram Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), chuvas com tal intensidade ¿ algumas estações registraram quase 300 mm de precipitação em 24 horas - têm probabilidade de acontecer apenas a cada 350 anos.

Fonte: O Dia
Compartilhar
TAGS
Publicidade