PUBLICIDADE

Política

Dilma: municípios terão apoio para reformar postos de saúde

10 mai 2011 - 20h54
(atualizado às 22h34)
Compartilhar
Laryssa Borges
Direto de Brasília

Durante a 14ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios nesta terça-feira, a presidente Dilma Rousseff anunciou recursos para promover melhorias em creches e postos de saúde. Ele afirmou também que irá autorizar o ingresso de municípios com até 50 mil habitantes ao conjunto de obras de infraestrutura incluídas no PAC Saneamento.

Em uma medida provisória, cuja validade é imediata, o governo federal passa a autorizar a União a transferir recursos financeiros a municípios e ao Distrito Federal para a manutenção de creches enquanto os alunos ainda não forem cadastrados no Fundo Nacional de Educação Básica (Fundeb) - consequentemente, enquanto o município ainda não recebe transferências do governo federal.

A presidente também disse aos prefeitos que os municípios terão apoio para reformar postos de saúde. "Recebi o resultado de uma pesquisa do IBGE (Instituto Nacional de Geografia e Estatística) que me deixou preocupada. O IBGE mostra de 74% das unidades em funcionamento no Brasil não atendem aos requisitos básicos da Anvisa. Não é correto continuar construindo novas unidades sem enfrentar o desafio de que o conjunto de postos de saúde tenha condições de atendimento elevadas", afirmou. "Vamos sustentar a reforma e qualificação das unidades existentes. Seremos parceiros".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade