PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Política

Dilma e Chávez devem pedir reforma do Conselho de Segurança

8 mai 2011 - 11h05
Compartilhar

A presidenta Dilma Rousseff e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deverão assinar um comunicado conjunto na próxima terça-feira, em Brasília. O documento deverá conter o apelo para a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e o apoio venezuelano ao pleito brasileiro de ocupar um assento permanente no órgão em nome da América Latina.

Nas reuniões preliminares de assessores de Chávez com autoridades brasileiras houve sinalizações do apoio ao Brasil. O presidente da Venezuela será o terceiro chefe de Estado que indicará apoio à reforma do conselho, como defende o Brasil.

Em março, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ser favorável à reforma e ao desejo do Brasil de ocupar um lugar permanente no conselho, mas evitou ser explícito neste apoio. No mês passado, foi a vez de o presidente da China, Hu Jintao, afirmar que é o momento de discutir mudanças no conselho.

No último dia 5, o presidente da Alemanha, Christian Wulff, afirmou que, assim como os brasileiros, os alemães também querem rever a estrutura atual do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Para ele, é fundamental buscar um acordo regional para obter avanços nestas negociações. Recentemente, Dilma disse que "não é capricho" querer a reforma.

A atual estrutura do conselho segue o modelo que existia no mundo depois da 2ª Guerra Mundial - ocupam vagas permanentes no órgão os Estados Unidos, a Rússia, a China, a França e a Inglaterra.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade