PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Feira do Trabalho atrai paulistanos antes do 1° de Maio

30 abr 2011 - 19h46
(atualizado às 19h58)
Compartilhar
Simone Sartori
Direto de São Paulo

Um dia antes das comemorações do 1º de Maio, centenas de paulistanos foram ao Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, neste sábado, para aproveitar shows musicais e a 1ª Feira do Trabalho, realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho.

Em uma tenda montada em frente ao prédio dos Correios, os interessados tiveram a oportunidade de buscar vagas de emprego oferecidas pela Central de Atendimento ao Trabalhador (CAT) ou tirar dúvidas sobre como elaborar um bom currículo, além de outros serviços.

Fora do mercado de trabalho há cerca de sete meses, a estudante Mariana dos Santos Pereira, 21 anos, deixou o Butantã, onde mora, para passear pelo centro da capital. Mirando o futuro de tecnóloga em gestão de recursos humanos, ela sempre sai de casa "prevenida". "Estou tentando uma vaga de estágio na minha área. Como a gente não sabe o que pode acontecer, sempre tenho um currículo pronto na bolsa. Foi o que aconteceu hoje. Eu não sabia dessa feira, mas resolvi entrar", disse a jovem, com otimismo.

Próximo à tenda do CAT, a autônoma Rosa Maria Barbosa Ferreira, 52 anos, exibia as mudas de plantas cultivadas após participar de um curso de empreendedorismo, com duração de seis meses, promovido pela prefeitura. "Estava desempregada e vi o curso como uma possibilidade de voltar ao mercado", disse.

Rosa, que adora cultivar a flor que leva seu nome, recebeu uma bolsa de R$ 357 como aluna, o que a ajudou nas despesas de casa. Agora, com o fim do curso, ela pretende montar uma floricultura com um grupo de cinco colegas. "É um objetivo nosso. Queremos não só vender flores, mas também virar fornecedores".

O sonho de entrar no ramo de floricultura, segundo ela, depende de um incentivo da prefeitura. "Se a gente não tiver apoio, vai ficar mais difícil. Queremos só um incentivo até conseguir andar sozinho. Vamos ter uma reunião na próxima semana para saber o que vai acontecer".

Enquanto o seu futuro de comerciante não se confirma, Rosa demonstra orgulho pela venda, neste sábado, de pelo menos 50 mudas de plantas. "Tivemos a oportunidade de vender nossas plantinhas aqui por R$ 2. Ficamos bem satisfeitos", disse.

Para o domingo, a Feira do Trabalho funcionará das 8h às 13h, em frente ao prédio dos Correios, no Vale do Anhangabaú. A Central Única do Trabalhador (CUT) e Força Sindical também promovem festas em comemoração ao 1º de Maio. O evento da Força Sindical tem como presenças confirmadas o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o governador Geraldo Alckmin, o senador Aécio Neves e o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia.

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho de São Paulo
O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho de São Paulo
Foto: Eládio Machado / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade