PUBLICIDADE

Governo diz que entregará casas na região serrana em 2012

28 abr 2011 - 21h38
(atualizado às 21h53)
Compartilhar

Todos os desabrigados da região serrana do Rio de Janeiro que sofreram com as chuvas do início do ano deverão morar em suas novas residências até o final de 2012. A previsão foi feita nesta quinta-feira pelo subsecretário de Projetos de Urbanismo Regional e Metropolitano da Secretaria de Estado de Obras, Vicente de Paula Loureiro.

Durante a reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia do Rio, que investiga as causas da tragédia das chuvas de janeiro, Loureiro divulgou que serão construídas 7.235 casas em áreas já definidas. O presidente da CPI, deputado Luiz Paulo (PSDB), mostrou-se satisfeito, mas disse temer pelo cronograma de obras por conta das desapropriações de algumas áreas.

"O Estado garantiu atender aos desabrigados com a construção de 7 mil habitações. Serão conjuntos habitacionais bem pensados. A previsão é que tudo esteja concluído no meio de 2012, mas existe um caminho a percorrer no que diz respeito à desapropriação, a questões fundiárias e aos decretos de utilidade pública", disse o parlamentar.

Loureiro explicou de onde virão os recursos para as obras. "Existem recursos do Ministério das Cidades e do governo federal para fazer 6 mil casas. Precisamos agora concluir a aquisição dos terrenos que foram selecionados e, assim, fazer o chamamento público, quando vamos escolher as empresas que vão realizar os projetos e as obras para a implantação desses conjuntos", disse o arquiteto.

Tragédia na região serrana

As fortes chuvas que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes, deslizamentos de terra e mataram oficialmente 905 pessoas. Mais de 300 foram consideradas desaparecidas. As cidades mais atingidas pelos temporais foram Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), chuvas com tal intensidade ¿ algumas estações registraram quase 300 mm de precipitação em 24 horas - têm probabilidade de acontecer apenas a cada 350 anos.

Veja a Praça do Suspiro, em Nova Friburgo, antes e depois da chuva

Veja onde foram registradas as mortes

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade