PUBLICIDADE

Cidades

Geo-Rio monitora encosta ao lado da Grajaú-Jacarepaguá

27 abr 2011 - 10h56
Compartilhar

O Centro de Operações da prefeitura do Rio informou que agentes do Instituto de Geotécnica do Município (Geo-Rio) continuam na encosta próxima à autoestrada Grajaú-Jacarepaguá nesta quarta-feira, monitorando a análise técnica que definirá a solução de engenharia para obras no local. A via foi reaberta pela manhã depois de ser bloqueada na madrugada de terça, quando uma rocha de aproximadamente 300 m³ e 600 t deslizou sobre a estrada durante um temporal.

Temporal
Um temporal atingiu a cidade do Rio de Janeiro na noite de segunda e madrugada de terça-feira. De acordo com a prefeitura, a estação pluviométrica da Tijuca registrou o acúmulo de 274 mm de chuva em apenas nove horas. A média esperada no mês inteiro era de 110 mm. Um homem morreu afogado, arrastado pela força das águas, e uma mulher foi atingida por descarga elétrica. Uma pedra de cerca de 300 m³ e 600 t rolou sobre a estrada Grajaú-Jacarepaguá, interrompendo a via.

Pela primeira vez desde que foram implantadas, as sirenes de alerta foram acionadas em 10 comunidades da Tijuca, bairro mais afetado pela chuva. Mais de 120 moradores de áreas de risco deixaram suas casas e seguiram para os pontos de apoio, orientados por agentes comunitários. A forte chuva também provocou transtorno na praça da Bandeira, avenida Brasil e ponte Rio-Niterói. Bolsões d'água provocaram engarrafamentos nas avenidas Presidente Vargas e Francisco Bicalho. O túnel Rebouças foi fechado durante a madrugada devido a alagamento, mas foi liberado ainda antes do amanhecer.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade