PUBLICIDADE

Cidades

Após causar estragos, chuva volta a atingir pontos do Rio

26 abr 2011 - 20h58
(atualizado às 21h01)
Compartilhar

A chuva que causou morte e transtornos na noite de segunda-feira e madrugada desta terça voltou a atingir alguns pontos das zonas norte e oeste do Rio de Janeiro. Os bairros atingidos nesta noite eram Grajaú, Ilha do Governador, Recreio dos Bandeirantes e São Cristóvão.

Carros ficaram empilhados após o temporal da noite passada
Carros ficaram empilhados após o temporal da noite passada
Foto: Celso Pupo, Fotoarena / Especial para Terra

De acordo com o Centro de Operações da prefeitura, o municípios está em estágio de atenção desde as 5h25 devido ao mau tempo. O estágio é o segundo em uma escala de quatro níveis e se caracteriza pela possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.

Conforme a prefeitura, a probabilidade de escorregamento continua muito alta nas encostas da região da Grande Tijuca, Andaraí, Lins, Grajaú, Rio Comprido e Alto da Boa Vista. A orientação da Defesa Civil é para que as pessoas que moram em áreas de risco se dirijam a pontos de apoio em locais seguros e permaneçam lá até a chuva parar. Nas comunidades onde há sirenes, ao ouvir o sinal, os moradores devem obedecer a orientação dos agentes.

Até as 17h30 de hoje, a Defesa Civil havia registrado 373 ocorrências pela chuva. A maior parte das solicitações foi em decorrência de alagamentos, com 69 registros, seguido de imóveis com rachaduras (37), ameaças de desabamento (27), deslizamentos de barreira atingindo imóvel ou veículo (26) e deslizamentso de barreira (24). Os bairros que mais registraram chamados foram Tijuca (50), Vila Isabel (22), Andaraí (22), Praça da Bandeira (16), Engenho Novo (15), Rio Comprido (14).

Temporal

Um temporal atingiu a cidade do Rio de Janeiro na noite de segunda e madrugada desta terça-feira. De acordo com a prefeitura, a estação pluviométrica da Tijuca registrou o acúmulo de 274 mm de chuva em apenas nove horas. A média esperada no mês inteiro era de 110 mm. Um homem morreu afogado, arrastado pela força das águas, e uma mulher foi atingida por descarga elétrica. Uma pedra de cerca de 300 m³ e 600 t rolou sobre a estrada Grajaú-Jacarepaguá, interrompendo a via.

Pela primeira vez desde que foram implantadas, as sirenes de alerta foram acionadas em 10 comunidades da Tijuca, bairro mais afetado pela chuva. Mais de 120 moradores de áreas de risco deixaram suas casas e seguiram para os pontos de apoio, orientados por agentes comunitários. A forte chuva também provocou transtorno na praça da Bandeira, avenida Brasil e ponte Rio-Niterói. Bolsões d'água provocaram engarrafamentos nas avenidas Presidente Vargas e Francisco Bicalho. O túnel Rebouças foi fechado durante a madrugada devido a alagamento, mas foi liberado ainda antes do amanhecer.

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade