PUBLICIDADE

Política

Peemedebista Vital do Rêgo é eleito novo corregedor do Senado

26 abr 2011 - 18h48
(atualizado às 18h50)
Compartilhar
Claudia Andrade
Direto de Brasília

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) foi eleito nesta terça-feira para o cargo de corregedor do Senado Federal. O peemedebista substituirá o senador Romeu Tuma, que morreu em outubro do ano passado. Desde então, nenhum parlamentar ocupava a função. Vital do Rêgo preside também a Comissão Mista de Orçamento.

A resolução que criou a Corregedoria do Senado Federal data de 1993. Entre as competências do corregedor está "promover a manutenção do decoro, da ordem e da disciplina no âmbito do Senado Federal, dar cumprimento às determinações da Mesa referentes à segurança interna e externa da Casa, supervisionar a proibição de porte de arma, com poderes para revistar e desarmar e fazer sindicância sobre denúncias de ilícitos no âmbito do Senado, envolvendo Senadores".

Pela manhã, o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), afirmou que a demora para preencher o cargo deveu-se à sobrecarga de trabalho dos senadores, que havia impedido a indicação de nomes pelas lideranças partidárias.

A eleição ocorre após o episódio em que o senador Roberto Requião (PMDB-PR) retirou o gravador de um repórter da Rádio Bandeirantes, ao ficar irritado com uma pergunta. Ele devolveu o aparelho e, mais tarde, a memória do equipamento, com a entrevista apagada. O senador acabou publicando o áudio em seu microblog na internet. Em discurso no plenário do Senado, ele disse que agiu para impedir que a entrevista fosse editada, para poder publicá-la na íntegra. O jornalista tentou registrar a ocorrência na Corregedoria da Casa, mas não conseguiu devido ao cargo vago.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, Lincoln Macário, protocolou uma representação na Mesa Diretora do Senado, pedindo medidas disciplinares contra o senador. A representação deverá ser encaminhada ao Conselho de Ética, que só foi constituído nesta terça.

O colegiado tem 15 titulares: pelo PMDB, Lobão Filho (MA), João Alberto (MA), Renan Calheiros (AL) e Romero Jucá (RR), pelo PT, Humberto Costa (PE), Wellington Dias (PI) e José Pimentel (CE), pelo PSDB, Mário Couto (PA) e Cyro Miranda (GO). O PTB indicou Gim Argello (DF), o DEM, Jayme Campos (MT). Os demais titulares serão Vicentinho Alves (PR-TO), Ciro Nogueira (PP-PI), Acir Gurgacz (PDT-RO) e Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade