PUBLICIDADE

Rio: lares de vítimas das chuvas devem ser entregues em 2012

26 abr 2011 - 18h36
Compartilhar

O presidente do Comitê de Ações Emergenciais, Luis Eduardo Peixoto, disse nesta terça-feira que os novos lares dos desabrigados das chuvas de janeiro em Petrópolis (44 km do Rio de Janeiro, na região serrana) devem ser entregues em março de 2012. Segundo Peixoto, a reconstrução de casas será feita por meio de uma parceria municipal e estadual. Cerca de 34 mil caminhões de entulho foram retirados para a limpeza. Trabalhos de contenção de pontes estão finalizados.

Casa ficou completamente destruída após passagem da chuva
Casa ficou completamente destruída após passagem da chuva
Foto: Matheus Quintal/Prefeitura Petrópolis-RJ / Divulgação

O grupo fez hoje a primeira reunião geral para discutir como será o atendimento às vítimas e a reconstrução de Petrópolis, na região serrana. Também foram analisadas medidas preventivas para as próximas chuvas.

Tragédia na região serrana

As fortes chuvas que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes, deslizamentos de terra e mataram oficialmente 905 pessoas. Mais de 300 foram consideradas desaparecidas. As cidades mais atingidas pelos temporais foram Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), chuvas com tal intensidade - algumas estações registraram quase 300 mm de precipitação em 24 horas - têm probabilidade de acontecer apenas a cada 350 anos.

Veja a Praça do Suspiro, em Nova Friburgo, antes e depois da chuva

Veja onde foram registradas as mortes

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade