PUBLICIDADE

Rio: obras contra alagamentos devem estar prontas até a Copa

26 abr 2011 - 13h17
(atualizado às 13h23)
Compartilhar
Luís Bulcão Pinheiro
Direto do Rio de Janeiro

Área atingida sistematicamente por alagamentos, a praça da Bandeira, nas imediações do Maracanã, amanheceu nesta terça-feira mais uma vez coberta por lama. De acordo com o secretário municipal de Conservação do Rio de Janeiro, Carlos Roberto Osório, a obra de R$ 300 milhões necessária para conter as cheias no local constam no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, do governo federal, e aguardam liberação de recursos da Caixa Econômica Federal para serem iniciadas.

"Como é uma área localizada no entorno imediato do Maracanã, sede da Copa do Mundo, as obras têm que estar prontas até 2014", afirmou Osório. De acordo com ele, as obras envolvem desvios de rios que desembocam na região e reservatórios subterrâneos, chamados de piscinões. Osório disse que as obras vão levar pelo menos dois anos para ficarem prontas após serem iniciadas.

Previsão de chuvas

O novo radar implantado pela prefeitura desde o ano passado para a previsão de precipitações no Rio não foi capaz de antecipar a intensidade da chuva ocorrida, segundo o secretário. Osório afirmou que o Programa Meteorológico de Alta Resolução (Pmar) vai ser implantado apenas a partir de junho, e que vai permitir a previsão com 80% de eficácia e com 48 horas de antecedência.

"Quando o programa ficar pronto, vamos poder avisar com antecedência até mesmo os motoristas para sair mais cedo de suas casas, ou mais tarde, para evitar os congestionamentos devido a uma chuva que se aproxima", disse.

De acordo com a prefeitura, a estação pluviométrica da Tijuca registrou o acúmulo de 274 mm de chuva em apenas nove horas. A média esperada no mês inteiro era de 110 mm.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade