PUBLICIDADE

Polícia

Saída temporária beneficia 24 mil presos de SP na Páscoa

20 abr 2011 - 10h54
(atualizado às 14h45)
Compartilhar
Cícero Affonso
Direto de Presidente Prudente

O Estado de São Paulo, através da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), libera nesta quarta-feira mais de 24 mil presos que cumprem pena em regime semiaberto e nos Centros de Progressão de Pena. Os condenados que conquistaram o direito para a saída temporária vão passar o feriado prolongado da Páscoa com seus familiares e deverão retornar a suas unidades prisionais até as 17h da próxima segunda-feira.

Mais de 24 mil presos que cumprem pena no semiaberto sairão para Páscoa
Mais de 24 mil presos que cumprem pena no semiaberto sairão para Páscoa
Foto: Cícero Affonso / Especial para Terra

Esta será a primeira saída temporária em que todos os condenados liberados terão monitoramento por tornozeleira eletrônica. Assim, eles poderão ser rastreados durante todo o período em que estiverem fora do estabelecimento prisional. Cada preso deixará sua unidade com uma tornozeleira rastreada por celular. Através do núnero da matrícula gravado no equipamento, será possivel acompanhar por GPS o local exato onde o sentenciado estiver.

A SAP deverá monitorar se o preso estará cumprindo as determinações da saída temporária, como não frequentar bares, casas de jogos ou locais propícios a confusões. Já no período entre as 22h e 6h, ele deverá permanecer no endereço de seus familiares.

A saída temportária é direito adquirido do preso e acontece em cinco datas do ano: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças (ou Finados) e final de ano, que engloba Natal e Réveillon. Recebe a permissão para sair o preso que tiver bom comportamento e que já tenha cumprido pelo menos um sexto da pena.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade