PUBLICIDADE

Concessionária é multada em R$ 110 mil por vazar esgoto no RJ

19 abr 2011 - 18h56
(atualizado às 18h59)
Compartilhar

O Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea) multou em R$ 110 mil nesta terça-feira a concessionária Águas de Niterói pelo vazamento de cerca de 6 milhões de litros de esgoto da Estação de Tratamento Toque-Toque, em Niterói, no domingo. Ao menos sete pessoas se feriram ao serem arrastadas pela enxurrada, no centro da cidade.

Estação de Tratamento de Esgoto rompe e fere 7 em Niterói:

O Inea, com a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), decidiu ainda fazer auditoria ambiental preventiva nas estações de tratamento da empresa, "para evitar que acidentes semelhantes voltem a ocorrer". Além disso, a Águas de Niterói será obrigada a instalar duas ecobarreiras em rios que deságuam na Baía de Guanabara, implantar um programa de recolhimento de lixo flutuante na baía e instalar um biodigestor para tratamento de esgoto em comunidade a ser escolhida.

Na segunda-feira, o diretor da Águas de Niterói, Dante Levisotto, afirmou que o esgoto que atingiu as ruas já havia sido parcialmente tratado - estava na fase final de purificação. "O esgoto que vazou não chega a ser água potável, mas já havia passado por duas fases de tratamento e muitos microorganismos já tinham sido mortos", disse.

Por causas ainda desconhecidas, a parede de 7 m do tanque de aeração da estação se rompeu no domingo, provocando o vazamento de esgoto em tratamento. Os dejetos invadiram ruas próximas, entraram em casas e lojas e arrastaram veículos. De acordo com os bombeiros, sete pessoas tiveram escoriações leves e foram levadas para um hospital da cidade.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade