PUBLICIDADE

Assembleia pede explicações sobre vazamento de esgoto em Niterói

18 abr 2011 - 11h52
Compartilhar

A Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro vai notificar a Águas de Niterói para saber as causas e os responsáveis pelo rompimento de um tanque de uma estação de tratamento da concessionária no domingo. Os deputados vão exigir que investigações sejam feitas até que haja uma resposta em relação ao acidente que deixou oito feridos em Niterói, na região metropolitana da capital fluminense.

Moradores de Niterói tentam salvar o que esgoto não destruiu
Moradores de Niterói tentam salvar o que esgoto não destruiu
Foto: / Bandnews

O rompimento da adutora provocou o vazamento do esgoto no bairro Ponta da Areia. Moradores que estavam nos arredores da praça Doutor Azevedo Cruz foram surpreendidos pela onda formada por cerca de 5 milhões de litros de esgoto. Por causas ainda desconhecidas, a parede de 7 m do tanque de aeração da estação, que trata o esgoto das zonas central e norte de Niterói, se rompeu.

A força da onda foi tão grande que arrastou cerca de 10 carros, destruiu um muro e a área de lazer da praça, antes de invadir a rua Visconde do Rio Branco e outras paralelas, como a Coronel Miranda, onde muitos moradores almoçavam num bar. "Era um tsunami de esgoto. Minha neta quase se afoga com esta água. Vou processar os responsáveis", disse Selma Oliveira Pinheiro, 56 anos, que inaugurou uma reforma do estabelecimento semana passada.

"Fui arrastado para o outro lado da rua", disse o contador Ubirajara da Costa Vieira, que levou três pontos no supercílio esquerdo. Os outros sete feridos tiveram suspeita de fraturas, escoriações ou beberam a água. Todos foram levados ao Hospital Azevedo Lima. Parentes de um idoso ferido reclamaram que ele foi liberado sem curativos e optaram por levá-lo a um hospital particular.

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade