PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Polícia

Preso 5º policial acusado de tortura em delegacia do Rio

6 abr 2011 - 19h23
(atualizado às 19h47)
Compartilhar

O policial civil Antônio Carlos Nogueira, acusado de tortura na 10ª Delegacia de Polícia (DP), localizada no bairro Botafogo, no Rio de Janeiro, foi preso, na tarde desta quarta-feira após se apresentar na Divisão Anti-Sequestro (DAS). Outros quatro policiais, também envolvidos no caso de violência contra o homem detido em um ferro-velho em Araruama, foram presos nesta manhã. Os agentes já haviam sido transferidos para a Seção de Pessoal em Situações Diversas.

Os agentes são acusados de torturar o homem dentro da delegacia em 24 de março. A vítima indicou ter sido humilhada e espancada. Ele reconheceu os oficiais como seus agressores, que o teriam pressionado para identificar dois suspeitos como fornecedores de peças de carros roubados. O então delegado titular da 10ª DP, Alberto Pires Lages, foi exonerado e, para seu lugar, foi nomeado o delegado Rodrigo Oliveira.

Segundo a denúncia, os agentes obrigaram a vítima a tirar a roupa e durante três horas, teriam desferido socos em sua barriga e rosto. Os oficiais ainda teriam usado um alicate para ferir seu órgão sexual. Um exame de corpo de delito constatou a agressão, e a vítima também reconheceu um dos três alicates apreendidos na 10ª DP como sendo o que foi usado pelos agentes para torturá-lo.

Na sexta-feira, a Corregedoria da Polícia Civil (Coinpol) concluiu relatório preliminar sobre o caso e o encaminhou à 1ª Central de Inquéritos do Ministério Público. "Os indiciados são perigosos e suas condutas altamente reprováveis", relataram os promotores Homero das Neves, Márcio Nobre e Alexandre Murilo Graça, no pedido de prisão temporária.

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade