PUBLICIDADE

Polícia

MP-RJ rastreia bens do tráfico e denuncia 16 por lavar dinheiro

29 mar 2011 - 09h14
Compartilhar

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaego) do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) rastreou os bens e valores movimentados por uma quadrilha de traficantes de Resende, município do sul fluminense, e denunciou 16 pessoas por lavagem de dinheiro na segunda-feira. A Justiça atendeu aos pedidos do MP-RJ de quebrar o sigilo bancário, bloquear contas correntes e sequestrar os bens registrados em nome dos réus.

Além de nove réus que já respondem a uma ação penal pelo crime de associação para o tráfico, o MP-RJ identificou outros "laranjas" utilizados no esquema. Com exceção da mãe do suposto traficante Denilson Benaqui Cortat (conhecido como "Carvoeiro" ou "D-1"), Maria Auxiliadora Benaqui Cortat (a "Vovó do Pó"), todos foram denunciados também por formação de quadrilha. Pelo menos seis outros denunciados têm alguma relação de parentesco com Denilson, como sua mulher, Fernanda Damiana Páscoa, sua tia Neide Maria Santos Benaque e sua tia-avó Bárbara Coutinho Benaque.

De acordo com a denúncia, a quadrilha movimentava pelo menos dez contas bancárias em sete bancos diferentes para ocultar os valores provenientes do tráfico. Além disso, fazia lavagem de dinheiro do lucro obtido com o tráfico na compra de carros e imóveis registrados em nome de pessoas sem antecedentes criminais e criando diversas empresas em Resende e Quatis.

Entre as pessoas jurídicas envolvidas no esquema, o Gaeco identificou a Drogaria Benaque e Dinis Ltda. (ABC Farma), de Quatis, a Dois Irmãos Autopeças e a Verona Autopeças. Entre os veículos adquiridos estão quatro carros e uma motocicleta. O chefe do esquema, segundo o MP-RJ, possuía uma casa em um condomínio no Município de Ubatuba, no litoral de São Paulo.

Foram denunciados também Cláudia da Páscoa Silvério (prima de Fernanda), Alex da Páscoa Silvério (irmão de Cláudia), Moacir Freire da Páscoa (tio de Cláudia), Fernando Antônio Tavares, Raquel da Silva Diniz, Roberta Aparecida de Jesus Alves, Marcionil da Silva, Sheila da Silva, Wilson Lélio Castro Carmo, Iva da Silva Costa e Cláudio Homero do Carmo Lobão.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade