PUBLICIDADE

Incêndio atinge prédio histórico no campus da UFRJ

28 mar 2011 - 15h12
(atualizado em 29/3/2011 às 10h17)
Compartilhar

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro conseguiu controlar, no início da noite desta segunda-feira, após mais de quatro horas, o incêndio de grandes proporções que atingiu o Palácio Universitário da Praia Vermelha, no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O prédio fica em Botafogo, zona sul da cidade.

Incêndio atinge prédios da universidade do Rio de Janeiro:

Os alunos foram instruídos a deixar o local e o trânsito ficou bastante complicado nas imediações, em especial nas avenidas Pasteur e Venceslau Brás, em Botafogo. De acordo com a instituição de ensino, o fogo atingiu principalmente o Fórum de Ciência e Cultura (FCC) e a Faculdade de Educação (FE), no segundo andar do prédio, e provocou a completa evacuação do local. Não houve vítimas.

Ainda segundo a URFJ, as atividades nas unidades que funcionam no Palácio estão suspensas a partir de terça-feira, quando serão realizados testes no sistema elétrico. Segundo o reitor da UFRJ, Aloisio Teixeira, ainda não é possível saber se o incêndio atingiu o arquivo da FE, que abriga documentos históricos dos 90 anos da instituição.

O prédio do Palácio Universitário passava por obras de restauração. De acordo com o reitor, caso seja comprovada a relação entre as obras e o incêndio, a universidade estuda a possibilidade de tomar medidas judiciais contra a empresa contrada pelas obras. Aloisio Teixeira afirmou também que o prédio passa por manutenções periódicas e que os extintores foram substituídos recentemente.

O Palácio Universitário da UFRJ é uma construção histórica, datada do século XIX e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). Atualmente, funcionam no prédio a Escola de Comunicação, o Instituto de Economia, a Escola de Administração, a Pedagogia, a Editora UFRJ e o Fórum de Ciência e Cultura.

Com informações da Agência Brasil.

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade