PUBLICIDADE

Polícia

MS: PM detém trabalhadores após fogo em alojamentos de usina

25 mar 2011 - 22h00
Compartilhar
ítalo milhomem
Direto de Campo Grande

A Polícia Militar (PM) deteve cerca de 80 trabalhadores nesta sexta-feira, suspeitos de atearem fogo nos alojamentos da construção da Usina São Domingos da Eletrosul Centrais Elétricas S.A, no município de Água Clara (MS). O incêndio consumiu todos os seis pavilhões usados para alojamento dos mil trabalhadores da obra, além do centro ecumênico, refeitório, guarita e do centro de inclusão digital implantado para que pudessem manter com as famílias.

De acordo com a nota oficial divulgada pela Eletrosul, o incêndio começou no final da tarde de quinta-feira, após uma briga de um grupo de trabalhadores contratados pelo consórcio construtor da usina, composto pelas empresas Engevix e Galvão. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas chamas já estavam controladas e fizeram apenas o trabalho. A tropa de choque da PM também foi acionada para controlar o tumulto.

A Eletrosul afirmou que já comunicou o episódio ao Ministério de Minas e Energia, Ministério da Justiça, Polícia Federal, gabinete de Segurança Institucional e a Casa Civil da Presidência da República.

Operários
De acordo com a imprensa local, os trabalhadores afirmaram que não receberam o último salário e ao pedir demissão, tiveram o acerto negado e a carteira de trabalho retida. As empresas Engevix e Galvão, que fazem parte do consórcio responsável pela construção da usina São Domingos negaram as acusações. Em nota, o consórcio afirmou não ter registro de nenhum fato semelhante ou reivindicação por parte do sindicato dos trabalhadores da construção da usina.

O consórcio disse que a situação está controlada e que todos os trabalhadores da obra foram abrigados em localidades próximas ao município de Água Clara e recebem a assistência necessária. As obras da usina serão paralisadas até a construção de novos abrigos no canteiro de obras, para que assim tenham condições operacionais de trabalho.

A usina
A Usina Hidrelétrica São Domingos é uma obra do Programa de Aceleração para Crescimento (PAC) e tem previsto o início de suas operações para março de 2012 com capacidade para atender a mais de meio milhão de habitantes. Ela está localizada em Rio Verde, entre os municípios de Água Clara e Ribas do Rio Pardo e gera quase três mil empregos diretos e indiretos na região.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade