PUBLICIDADE

Polícia

PM é afastado por usar spray de pimenta contra manifestantes no Rio

25 mar 2011 - 12h00
(atualizado às 13h00)
Compartilhar

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio Duarte, determinou na noite de quinta-feira o afastamento do capitão Bruno Schorcht, acusado de borrifar spray de pimenta em manifestantes durante um protesto na quarta-feira pelo pagamento do aluguel social em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro.

O policial foi flagrado por fotógrafos e câmeras de TV enquanto agredia os manifestantes
O policial foi flagrado por fotógrafos e câmeras de TV enquanto agredia os manifestantes
Foto: Alessandro Costa / O Dia

"Determino o afastamento do policial, a instauração de um inquérito policial militar e também que ele seja imediatamente submetido a um programa de treinamento e capacitação para uso de material não letal", disse o coronel Mário Sérgio. O capitão Bruno Schorcht foi flagrado por câmeras de TV jogando o spray diretamente no olho do garçom Gustavo Barreto Rezende, que teve o órgão inflamado e terá de passar uma semana usando óculos escuros, mesmo à noite.

O protesto

Na quarta-feira, um grande tumulto marcou o início do pagamento da nona e última parcela do aluguel social aos 2.386 moradores que perderam suas casas nas chuvas de abril do ano passado em Niterói. Aproximadamente mil pessoas enfrentaram a fila que se formou desde a madrugada em frente à quadra da Viradouro, mas centenas delas não conseguiram receber o benefício de R$ 400 e iniciaram uma manifestação.

O grupo fechou a rua João de Deus e entrou em conflito com a PMs, que chegaram a usar gás de pimenta para dispersar os manifestantes. Uma mulher desmaiou depois de ser empurrada contra as grades da fila. Uma pessoa foi detida.

A notícia de que o carro-forte com o dinheiro não iria para a quadra só foi divulgada por volta do meio-dia. Inconformados, cerca de 300 manifestantes saíram em passeata até a prefeitura. Como não foram atendidos, partiram para a Câmara, onde assistiram a sessão plenária e fizeram com que a pauta fosse mudada e só tratasse de problemas relacionados às chuvas.

Problema técnico

A prefeitura informou que houve um problema técnico com a lista dos beneficiários. O pagamento às pessoas cujos nomes começam por letras de A a H só pôde ser iniciado na quinta-feira, junto com os nomes que começam com as letras de I a M. A promessa é de que o benefício seja pago às pessoas com nomes que começam pelas letras de N a Z nesta sexta-feira.

No dia 6 de abril de 2010, um temporal causou desabamentos e alagamentos em vários pontos da capital fluminense e das cidades de São Gonçalo, Niterói e Região dos Lagos. No dia seguinte, o Morro do Bumba, em Niterói, desabou, causando a morte de mais 50 pessoas.

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade