PUBLICIDADE

vc repórter: ato contra energia nuclear reúne 120 em SP

24 mar 2011 - 11h19
Compartilhar

Um ato de protesto contra a utilização de energia nuclear reuniu 120 pessoas na estação Liberdade do metrô de São Paulo, na noite desta quarta. Munidos de velas, flores e faixas, e usando camisas pretas, os protestantes agiram de forma pacífica e abordaram o tema da radioatividade no Brasil e no mundo.

Ato contra a produção de energia nuclear reuniu 120 em São Paulo
Ato contra a produção de energia nuclear reuniu 120 em São Paulo
Foto: Cris Faga / vc repórter

O protesto foi organizado pela Matilha Cultural, organização que divulga iniciativas sócio-ambientais, pela Ecogreens, uma organização ambiental e pela 350, organização que visa soluções para os problemas climáticos da Terra.

O ato também foi realizado nas cidades de Salvador e do Rio de Janeiro. Na capital baiana, o Elevador Lacerda, próximo à prefeitura, recebeu 58 manifestantes. No Rio, a sede da Eletrobrás, no Centro, foi o palco do ato e 30 pessoas estiveram no local.

A organização do protesto esperava no máximo 50 pessoas em cada local, portanto o ato de São Paulo superou as expectativas.

O Programa Nuclear Brasileiro foi o mais criticado pelos manifestantes, dentre os quais integrantes do Greenpeace, que levaram diversas faixas criticando a construção da usina de Angra 3.

Também foram lembrados os casos de Caetité, na Bahia, e Poços de Caldas, em Minas Gerais, acusados de contaminação radioativa do solo e da água graças à mineração de urânio, e dos acidentes nos reatores nucleares de Fukushima, no Japão, causados pelo recente terremoto no país asiático.

A internauta Cris Faga, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade