PUBLICIDADE

Ásia

SP: comunidade japonesa celebra missa para vítimas do terremoto

17 mar 2011 - 07h57
(atualizado às 08h54)
Compartilhar

A comunidade japonesa realização na manhã desta quinta-feira em São Paulo, às 10h, um culto ecumênico em homenagem às vítimas do terremoto seguido do tsunami que atingiu a região norte-nordeste do Japão. A missa vai reunir representantes budistas, católicos e evangélicos, no Grande Auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, localizado na rua São Joaquim, 381, no bairro da Liberdade.

Pai e filho andam em frente ao museu de Nanking, cidade chinesa que foi vítima de um ataque japonês em 1937
Pai e filho andam em frente ao museu de Nanking, cidade chinesa que foi vítima de um ataque japonês em 1937
Foto: Fernanda Morena / Especial para Terra

Segundo a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, foram convidadas para o evento autoridades brasileiras, japonesas e "todas aquelas pessoas dispostas a manifestar sua solidariedade e a orar pelas vítimas e para acalmar os sofrimentos do povo japonês diante desta tragédia", explicou o vice-presidente do Bunkyo, Jorge Yamashita, coordenador do evento.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 5,4 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso, os prejuízos já passam dos US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade