PUBLICIDADE

Barros Munhoz é reeleito presidente da Assembleia de SP

15 mar 2011 - 16h58
(atualizado às 18h07)
Compartilhar
Hermano Freitas
Direto de São Paulo

Seguindo acordo das lideranças partidárias, o deputado Barros Munhoz (PSDB) foi reeleito nesta terça-feira presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo. A votação foi aberta e a maioria absoluta foi conquistada às 16h45. O resultado final foi de 92 votos a favor do candidato. O mandato é de dois anos.

O deputado comemora a reeleição para a presidência da Assembleia do Estado
O deputado comemora a reeleição para a presidência da Assembleia do Estado
Foto: Fernando Borges / Terra

Em seu discurso de posse, Barros Munhoz lembrou as acusações de queé alvo por parte do Ministério Público de ter desviado R$ 3 milhões da prefeitura de Itapira, no interior do Estado. "A presunção de inocência é uma conquista não apenas da Constituição, mas está na Declaração dos Direitos Humanos. Uma denúncia só vira processo quando é aceita pela Justiça. Não é a primeira pedra a ser transposta em minha vida", disse.

Antes da votação, os dois únicos deputados que não seguiram acordo das lideranças partidárias e lançaram candidatura própria pediram um debate de 10 minutos. Não foram atendidos. Os parlamentares Carlos Giannazi (Psol) e Major Olimpio Gomes (PDT) lançaram candidatura independente e votaram neles mesmos. Foram os únicos dois votos contra Barros Munhoz. Na mesma sessão, o deputado Ruy Falcão (PT) foi eleito para primeira-secretaria.

Ao solicitarem o debate, os deputados dissidentes subiram o tom."Seria democrático realizar um debate, com tantos parlamentares novos chegando", disse Giannazi. "É bom que os deputados que estão chegando agora saibam que serão vítimas do colégio de líderes. Aos que estão chegando, cuidado!", disse major Olímpio. Foram repreendidos pelo colega Campos Machado (PTB). "O senhor, deputado Giannazi, é líder e não foi à reunião do colégio, e o senhor, Major Olímpio, era visto dando entrevistas como astro global", afirmou o deputado.

Os 94 deputados eleitos para a 17ª Legislatura da Assembleia Legislativa de São Paulo tomaram posse hoje. Todos prestaram juramento e ouviram a mensagem do Poder Executivo, encaminhada pelo vice-governador Guilherme Afif Domingos. A mensagem do governador foi lida pelo deputado Aldo Demarchi (DEM).

A posse foi tumultuada pelo grande contingente de pessoas. O plenário da Casa ficou lotado e mesmo os auditórios que transmitiam a posse por telão acabaram superlotados, com pessoas acompanhando os trabalhos em pé.

De acordo com informações em sua página no site da Assembleia, Munhoz se formou em Direito em 1967 e exerceu a advocacia até 1975. Seu primeiro mandato eletivo iniciou em 1977, como prefeito de Itapira. Eleito para a Assembleia pela primeira vez em 1987, o deputado está em seu quarto mandato. Ele ainda foi secretário da Agricultura e Abastecimento e ministro da Agricultura.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade