PUBLICIDADE

SC: mulher morre após comer mortadela; suspeita é de botulismo

7 mar 2011 - 22h09
(atualizado em 9/3/2011 às 19h34)
Compartilhar
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

Uma mulher morreu na cidade de Araquari, cidade da região norte de Santa Catarina, após supostamente comer uma mortadela estragada. Benta Janaína Lamego passou mal na sexta-feira e foi levada para um hospital de Joinville com dores abdominais, diarreia e vômitos. Não houve melhora em seu quadro clínico e ela morreu na noite deste domingo.

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina investiga o caso. A suspeita é de que a mortadela possa estar contaminada pela bactéria Clostridium, causadora do botulismo. A doença é bastante rara, mas com altos índices de letalidade.

O secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, informou que a mortadela foi enviada para análise no Instituto Adolfo Lutz. No site de microblogs Twitter, ele pediu que a população evite consumir a mortadela Pena Branca (Seara), lote fabricado em 17 de fevereiro e com validade até 18 de abril, até que o resultado da análise seja concluído.

"A medida é por precaução, até análise detalhada da amostra. Se o resultado não mostrar contaminação do produto, ele poderá ser ingerido", afirmou o secretário em seu microblog.

A empresa também determinou a retirada do produto do mercado em Araquari e realizará uma análise para apurar a suposta presença da bactéria.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade