PUBLICIDADE

Chuva forte e granizo causam transtornos em São Paulo

18 fev 2011 - 16h08
(atualizado em 19/2/2011 às 13h36)
Compartilhar

Parte da capital paulista ficou em estado de atenção na tarde desta sexta-feira devido às fortes pancadas de chuva e queda de granizo. A zona leste entrou em atenção às 15h42 e as zonas oeste, sul, sudeste, centro e Marginal Pinheiros, às 16h12. Às 17h35, a atenção foi encerrada na maioria das regiões atingidas e, às 18h, na zona leste.

Granizo atinge pátio de uma escola no Ipiranga, região sudeste da capital paulista
Granizo atinge pátio de uma escola no Ipiranga, região sudeste da capital paulista
Foto: Carlos Pessuto / Futura Press

Em São Mateus, na zona leste, moradores informaram queda de granizo às 15h45. Na região do Ibirapuera e Paulista, o fenômeno também foi registrado, às 16h15. O Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura (CGE) informou que granizo também foi registrado em Moema, Vila Mariana, Mooca, avenida Brigadeiro Faria Lima e avenida Doutor Chucri Zaidan. A agência meteorológica Climatempo registrou granizo no bairro Paraíso, zona sul de São Paulo.

De acordo com o CGE, as chuvas começaram pela zona leste e ganharam força entre a região central e as zonas sul e oeste. Por volta das 17h40, as instabilidades já haviam perdido força e restava pontos de chuva leve na zona sul. Segundo o centro, no entanto, novas áreas de chuva forte se deslocavam pelos municípios de Santa Isabel e Arujá, e seguiam em direção à zona leste de São Paulo. Havia previsão de novos temporais na região no início da noite.

Segundo os meteorologistas da prefeitura, as áreas de instabilidade se formaram na Grande São Paulo por conta do forte aquecimento. No início da tarde, a capital paulista registrava 30°C na zona norte, informou a Climatempo.

Na Grande São Paulo, a chuva foi forte em Juquitiba, São Lourenço da Serra, Suzano, Mauá e Ribeirão Pires. Na região de Mogi Guaçu, raios e trovões acompanharam o temporal, informou a Climatempo. Às 17h30, chovia forte entre Cotia e Vargem Grande Paulista.

De acordo com a Climatempo, o granizo é o gelo que se forma na parte mais alta e fria das nuvens chamadas convectivas, que são geradas a partir do forte calor. Em dias quentes e úmidos, este processo gera as nuvens que provocam raios e muitas vezes chuva forte, vento forte e o granizo. Estas nuvens são muito grandes e, da base ao topo, podem ter de 10 a 15 km.

Pontos de Alagamento

Durante a chuva, o CGE chegou a registrar 14 pontos de alagamentos ativos. Às 19h10, no entanto, havia cinco pontos ativos na capital paulista, nenhum deles intransitável.

Queda de árvores
O Corpo de Bombeiros registrou quedas de árvores durante o temporal. No Ipiranga, uma árvore caiu na avenida Nazaré, altura do número 1.780 e complicou o trânsito. Na avenida Doutor Eneas Carvalho de Aguiar, número 470, em Cerqueira Cesar, uma árvore caiu sobre um carro. Na Vila Mariana, uma árvore também atingiu um veículo na rua Marselhesa, 658. Em nenhuma das ocorrências foram registrados feridos.

Por volta das 16h, uma árvore de grande porte caiu sobre fios da rede elétrica na rua Itapicura, esquina com a rua Capepuxis, em Pinheiros, na zona oeste, e interrompeu o fornecimento de energia. De acordo com a concessionária Eletropaulo, ainda não há uma estimativa de quantos clientes foram afetados. Às 19h, equipes da empresa estavam na região para restabelecer o serviço.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrava, às 19h30, 16 árvores caídas em vias da cidade. A empresa, no entanto, não soube informar quantas árvores foram recolhidas em São Paulo durante a chuva.

Aeroportos

O aeroporto de Congonhas fechou às 16h34 para uma vistoria de pista após uma pancada de chuva. O procedimento, de cerca de 10 minutos, é padrão, informou a Infraero, e realizado duas vezes por dia no terminal. A partir das 16h41, o aeroporto começou a operar com instrumentos.

Em Guarulhos, o aeroporto internacional operava visualmente e não havia registro de chuva forte no terminal por volta das 18h.

Previsão para o final de semana
Segundo a Climatempo, os termômetros devem superar os 30ºC em várias áreas da Grande São Paulo no sábado e no domingo. A previsão é de sol forte, com muito calor e pancadas de chuva para o fim da tarde e parte da noite.

Terra

Colaboraram com esta notícia os internautas Rodrigo Viana, Raphael Mendonça, Lucas Falconi, Gabriela Canto, Lisa Palla, Ricardo A. Malerba, Rodrigo Cruz do Nascimento, Lucienne Cavalcanti Ferraz, Kmybr, André Nigro, Rodrigo Jabra, Alissa F. Salva, Anne Miranda, Marien Tuchler, Cleusa Thezolin, Ângela Dantas e Paulo Sérgio Zembruski, de São Paulo (SP), Thiago Lopes, de Belo Horizonte (MG), Pavlo Yakovenko, de Sorocaba (SP), e Rodrigo Fernandes de Morais, de Americana (SP), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade