PUBLICIDADE

Jobim chega ao Uruguai para aprofundar aliança regional

14 fev 2011 - 21h29
(atualizado às 22h12)
Compartilhar

O ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, chegou nesta segunda-feira a Montevidéu para se reunir com o presidente do Uruguai, José Mujica. O encontro pretende aprofundar relações militares dos países e avançar para que "o sul tenha uma voz única nas gestões internacionais".

Jobim aterrissou no Uruguai com um grupo de colaboradores. Ele se encontrou com o presidente Mujica, Luis Rosadilla, seu colega uruguaio, e o chanceler Luis Almagro, com quem dialogou sobre a situação do Haiti, onde ambos os países mantêm contingentes militares, e à respeito dos desafios do Conselho de Defesa Sul-Americano.

Rosadilla e Jobim ainda se reunirão em particular para dialogar sobre assuntos específicos de cooperação bilateral.

Antes da visita, o Governo uruguaio apontou que sua intenção é criar, junto com o Brasil, uma associação para o desenvolvimento da indústria aeronáutica militar, assim como vários acordos comerciais para a compra de material bélico.

Segundo o Uruguai, a ideia seria ver as possibilidades de criar uma associação que permita a instalação de uma fábrica em algum lugar do Uruguai, em cooperação com o Brasil, para a produção de peças destinadas à aviação militar.

Apesar de Jobim ter assinalado em entrevista coletiva que esses assuntos não tinham sido tratados de forma concreta na reunião com o presidente, ele afirmou que a intenção da política brasileira é formar "uma base sul-americana de defesa".

"A ideia é ter uma base comum industrial de defesa. A estratégia do Brasil é a da cooperação e a da integração, para que a estratégia sul-americana frente ao mundo possa ser a dissuasão", afirmou o ministro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade