PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Começa distribuição de remédios para diabetes e hipertensão

14 fev 2011 - 10h04
(atualizado às 10h52)
Compartilhar

A rede de drogarias conveniadas à Farmácia Popular começa a oferecer plenamente nesta segunda-feira medicamentos gratuitos para o tratamento de hipertensão e diabetes. O prazo para adesão e adaptação dos sistemas de vendas dos 15.069 estabelecimentos credenciados se encerra hoje. Esses são os únicos remédios oferecidos de graça nas farmácias. O governo federal financia 90% do valor de referência dos demais medicamentos incluídos no programa.

A hipertensão arterial é diagnosticada em cerca de 33 milhões de brasileiros. Desses, 80% são atendidos na rede pública, segundo o Ministério da Saúde. Entre os 7,5 milhões de diabéticos diagnosticados no país, 6 milhões (o que também equivale a 80% do total) recebem assistência no SUS. O aumento da prevalência de hipertensão, diabetes e obesidade - também conhecidas como "epidemia do século" - é atribuído a padrões alimentares e de qualidade de vida, fortemente associados à má alimentação, falta de atividade física e ao estresse. O envelhecimento da população também contribui com o aumento da prevalência dessas doenças, além de fatores genéticos.

O Farmácia Popular fornece 24 tipos de medicamentos para hipertensão, diabetes e mais cinco doenças: asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas. É necessário que o usuário apresente CPF, documento com foto e a receita médica.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade