PUBLICIDADE

Polícia

Presos rendem agente e 79 escapam na maior fuga de SC

7 fev 2011 - 20h27
(atualizado em 8/2/2011 às 01h16)
Compartilhar
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

Uma fuga em massa de 79 presos foi registrada na noite desta segunda-feira no Complexo Penitenciário de Florianópolis (SC), informou o Centro de Operações da Polícia Militar (PM), a primeira informação registrava a fuga de 76 detentos, após uma recontagem número foi atualizado para 79. Segundo a corporação, um agente prisional foi rendido para que o grupo conseguisse escapar. Até o final da noite, foram recapturados 42 presos. Esta é a maior fuga de presos da história do Estado.

Com os detentos localizados, foram encontradas espingardas calibre 12 e três granadas. De acordo com a polícia, o grupo escapou de uma ala do presídio masculino construída em 2010, usada para triagem dos detentos.

O complexo está localizado na região central da cidade, a apenas 1 km da Casa d'Agronômica, residência oficial do governo estadual. A fuga interrompeu o fluxo na avenida Beira Mar Norte, a mais movimentada de Florianópolis, enquanto grupos de PMs vasculham bairros vizinhos, um mangue e as proximidades da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O comando da PM catarinense está empenhado na captura de 34 detentos que permanecem foragidos. Equipes do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Ambiental também ajudam nas operações de bloqueio, que deverão avançar pela madrugada em toda a região central. Vários cercos policiais estão sendo realizados nas principais vias de acesso na capital catarinense.

Maior fuga da história do Estado

A fuga de hoje superou a de 8 de fevereiro de 2009, quando 74 presos escaparam do Centro de Triagem da Polícia Civil, em Florianópolis, considerada até então a maior fuga do sistema penitenciário do Estado. Depois de render os agentes, os presos arrombaram uma porta e levaram três armas polícia. Horas depois, menos da metade havia sido recapturada.

No ano anterior, a unidade já havia registrado a maior fuga de Santa Catarina, quando 43 presos fugiram pela porta da frente. Meses antes, a Justiça havia determinado que o local fosse fechado pelo período de um ano, mas a decisão não foi cumprida.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade